A Construção da Gestão Democrática em Unidades Escolares e o Novo Tempo para o Capital / The Construction of Democratic Management in School Units and a New Era for Capital
DOI :
https://doi.org/10.14393/REPOD-v1n1a2012-17379Résumé
As análises desenvolvidas neste artigo são derivadas das pesquisas desenvolvidas pelo Grupo Observe no âmbito do projeto Observatório de Gestão democrática da educação - Observe no período 1996 até 2009. Enfocaremos o processo de construção da gestão democrática em escolas públicas de Belém - PA, analisando as políticas e práticas dos elementos constitutivos da gestão via instrumentos de formação política e participação, quais sejam: conselhos escolares, eleições diretas para diretores e elaboração do projeto político-pedagógico. Tendo como referência a pesquisa empírica, as análises evidenciam importantes aspectos da complexa tarefa de democratização escolar, em suas múltiplas dimensões e ressalta as prementes necessidades de constituição de canais permanentes de controle social, entendido como a participação na tomada de decisão, no acompanhamento e na fiscalização das ações públicas.
ABSTRACT: The analysis developed in this article is derived from research conducted by the Group Observe in the period of 1996 to 2009 within theProjeto Observatório de Gestão Democrática da Educação. We focus on the process of building democratic management in public schools in Belem, PA, analyzing policies and practices of management constituent elements via tools of political formation and participation, namely: school boards, directors direct elections and elaboration of the political-teaching. Having as reference the empirical research, the analyzes demonstrate important aspects of the complex task of democratizing education in its multiple dimensions and highlights the urgent need for establishment of permanent channels of social control, understood as participation in decision making, monitoring and supervision of public actions.
Téléchargements
Statistiques
Références
BRASIL, Lei 9.324 de 20.12.1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional In
Diário Oficial da União, Ano CXXXXXIV, n.248, 23.12.1996.
___________. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: DF: Horizonte
Editora Ltda, 1988.
CORTELLA, M.S.; RIBEIRO, R. J. POLÍTICA: Para não ser idiota. São Paulo: Papirus
Editora, 2010, 1 edição.
Revista Educação e Políticas em Debate - v. 1, n. 1, - jan./jul. 2012.
COUTINHO, C. N.. A democracia na batalha das ideias e nas lutas políticas do Brasil de hoje.
FÁVERO, Osmar, SEMERARO, Giovanni. (orgs.) Democracia e construção do público no
pensamento educacional brasileiro. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002, p. 11-39.
FAORO, R. Os donos do poder: formação do patronato político brasileiro. São Paulo:
Globo, 2001.
KONDER, L.. A democracia e os comunistas no Brasil. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1980.
LIMA, Licínio. A escola como organização educativa. São Paulo: Cortez, 2001.
MARX, K. & ENGELS, F. Textos sobre Educação e Ensino. São Paulo: Editora Moraes
Ltda, 1983.
ODEBRECHT, E.. Pilares do sustentável. Folha de S.Paulo. São Paulo: 13 set 2009, Caderno 2,
p. 9.
PARO, V. O Conselho de Escola na democratização da gestão escolar. Escritos sobre
educação. São Paulo: Xamã, 2001.
___________. Gestão democrática da escola pública. SP: Editora Ática, 1997.
PARO, V.. Administração escolar: Introdução crítica. SP: Cortez, 1991.
SANTOS, T. F. M. dos. Conversas impenitentes sobre a gestão na educação. Belém:
EDUFPA, 2008.
____________. Conversas sobre gestão democrática da educação In: A educação básica no
Pará ed. Belém: Governo do Pará, 2008, v.1, p. 1-131.
WEBER, M. Economia e Sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. Tradução
Regis Barbosa e Karen Elsabe Barbosa. Brasília-DF: Editora UnB. São Paulo: Imprensa Oficial
do Estado de São Paulo, 2004, v. 2.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Educação e Políticas em Debate 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.