Políticas de acción afirmativa en la Universidad Federal de Río de Janeiro: un análisis a partir de la experiencia del Curso de Historia

Autores/as

  • Matheus do Nascimento Santos Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Brasil https://orcid.org/0000-0001-5476-5971
  • Jussara Marques de Macedo Universidade Federal do Rio de Janeiro - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v11n1a2022-64907

Palabras clave:

Enseñanza Superior, Cuotas universitarias, Políticas de acceso, Permanencia y finalización, UFRJ

Resumen

La educación superior brasileña es excluyente debido al racismo estructural. La política meritocrática liberal de acceso y permanencia niega la relevancia de las Políticas de Acción Afirmativa. En este artículo pretende se analizar cómo la Ley 12.711/2012 influyó en las acciones de la UFRJ para garantizar el acceso, permanencia y finalización de los estudiantes negros y morenos en el Curso de Historia. El análisis tiene como referente teórico y metodológico el materialismo histórico y dialéctico y toma como base empírica el Instituto de Historia de la UFRJ. Es un análisis cualitativo de datos recopilados de fuentes primarias y secundarias. A modo de conclusión, podemos percibir el esfuerzo de la UFRJ por garantizar a los estudiantes negros y morenos las condiciones de permanencia y finalización del curso investigado, a pesar de las restricciones.

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Biografía del autor/a

Matheus do Nascimento Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Brasil

Doutorando em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Mestre em Direitos Humanos pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Direitos Humanos (PPDH) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É servidor público no estado do Rio de Janeiro, atuando na área de gestão de pessoas. É membro do Grupo de Pesquisa Sobre Trabalho, Política e Sociedade (GTPS/UFRRJ) e da Rede Universitas/BR. Cidade: Rio de Janeiro, Brasil.

Jussara Marques de Macedo, Universidade Federal do Rio de Janeiro - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF) com Pós-Doutorado em Administração e Política Educacional pela Universidade de Lisboa (ULisboa). Professora associada do Departamento de Administração Educacional (EDA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) onde compõe, também, o quadro docente do Programa de Pós-Graduação Strictu Senso Políticas Públicas em Direitos Humanos (PPDH). É membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), da Rede Universitas/BR, do Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação (COLEMARX/UFRJ) e do Grupo de Pesquisa Sobre Trabalho, Política e Sociedade (GTPS/UFRRJ). Cidade: Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

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Publicado

2022-03-01

Cómo citar

SANTOS, M. do N. .; MACEDO, J. M. de . Políticas de acción afirmativa en la Universidad Federal de Río de Janeiro: un análisis a partir de la experiencia del Curso de Historia . Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 161–179, 2022. DOI: 10.14393/REPOD-v11n1a2022-64907. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/64907. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

DOSSIÊ - POLÍTICA DE AÇÕES AFIRMATIVAS EM INSTITUIÇÕES DO ENSINO SUPERIOR (IES): EM DEBATE O ACESSO E A EQUIDADE