Editorial - Política de Ações Afirmativas em Instituições do Ensino Superior: em debate a Lei de Cotas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v11n1a2022-64890

Palabras clave:

Política de Ações Afirmativas, Instituições do Ensino Superior, Debate, Lei de Cotas

Resumen

A conjuntura brasileira atual tem sido cenário de intensos retrocessos democráticos, acionada e contextualizada por políticas neoliberais e ultraconservadoras que passaram a fazer parte da agenda governamental, especialmente, desde o Governo Temer e agudizadas no governo Bolsonaro. Essa agenda governamental nega o Estado Democrático de Direito, as instituições e os mecanismos que garantem a democracia, conduzindo a um aprofundamento da crise institucional e da restrição de direitos. Em estudo publicado no relatório The Global State Of Democracy 2021: Building Resilience in a Pandemic Era, divulgado pelo Instituto Internacional para a Democracia e a Assistência Eleitoral (IDEA Internacional ), em 22 de novembro de 2021, o Brasil consta como um dos países que apresenta a democracia com mais aspectos enfraquecidos. De acordo com os dados do relatório, o Brasil apresentou queda em oito de dezesseis indicadores relativos ao funcionamento condizente de regimes democráticos, incluindo a qualidade de controle de seu governo como um dos aspectos importantes para as democracias. Tais dados evidenciam que o “Brazil was the democracy with the largest number of declining attributes in 2020” (IDEA, 2021, p. 9).

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Biografía del autor/a

Vilma Aparecida de Souza, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

Editora adjunta da Comissão Editorial da Revista Educação e Políticas em Debate. Doutora em Educação pela UFU. Professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia.

Leonice Matilde Richter, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

Presidente da Comissão Editorial da Revista Educação e Políticas em Debate. Doutora em Educação pela UFU. Professora associada de Políticas e Gestão da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia.

Raquel Aparecida Souza , Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

Editora adjunta da Comissão Editorial da Revista Educação e Políticas em Debate. Doutora em Educação pela Universidade de Brasília. Professora adjunta da Universidade Federal de Uberlândia, campus Pontal, no curso de Pedagogia.

Citas

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Publicado

2022-03-01

Cómo citar

SOUZA, V. A. de; RICHTER, L. M. .; SOUZA , R. A. . Editorial - Política de Ações Afirmativas em Instituições do Ensino Superior: em debate a Lei de Cotas . Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 5–12, 2022. DOI: 10.14393/REPOD-v11n1a2022-64890. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/64890. Acesso em: 7 nov. 2024.

Número

Sección

EDITORIAL