Ensino de história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas públicas de Mato Grosso do Sul / Teaching Afro-Brazilian and African history and culture in public schools in Mato Grosso do Sul
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v9n3a2020-57853Palabras clave:
Educação, Projeto Político Pedagógico, História e cultura afro-brasileira e africana, DescolonialidadeResumen
O artigo é resultado da pesquisa realizada em escolas públicas da rede estadual de ensino do estado de Mato Grosso do Sul/Brasil, com o financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Identificou a inserção do Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana no Projeto Político das escolas e nas práticas docentes, ancorado nas perspectivas pós-coloniais e na implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (DCNERER). O Movimento Negro Brasileiro é o protagonista de um projeto educativo emancipatório, no contexto das lutas para a implementação de políticas educacionais voltadas para a superação do racismo e da desigualdade racial.
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