Ensino de história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas públicas de Mato Grosso do Sul / Teaching Afro-Brazilian and African history and culture in public schools in Mato Grosso do Sul

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v9n3a2020-57853

Palabras clave:

Educação, Projeto Político Pedagógico, História e cultura afro-brasileira e africana, Descolonialidade

Resumen

O artigo é resultado da pesquisa realizada em escolas públicas da rede estadual de ensino do estado de Mato Grosso do Sul/Brasil, com o financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Identificou a inserção do Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana no Projeto Político das escolas e nas práticas docentes, ancorado nas perspectivas pós-coloniais e na implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (DCNERER). O Movimento Negro Brasileiro é o protagonista de um projeto educativo emancipatório, no contexto das lutas para a implementação de políticas educacionais voltadas para a superação do racismo e da desigualdade racial.

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Biografía del autor/a

Eugenia Portela de Siqueira Marques, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Brasil

Doutora em Educação pela UFSCar. Docente na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Cíntia Santos Diallo, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Brasil

Doutora em História pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

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Publicado

2020-10-24

Cómo citar

MARQUES, E. P. de S. .; DIALLO, C. S. . Ensino de história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas públicas de Mato Grosso do Sul / Teaching Afro-Brazilian and African history and culture in public schools in Mato Grosso do Sul. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 619–635, 2020. DOI: 10.14393/REPOD-v9n3a2020-57853. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/57853. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê: Políticas educacionais de igualdade racial concepções, reflexões e plur