Normas de cooperação para a educação no Brasil: o sentido da política em Hannah Arendt
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v6n3a2017-09Palabras clave:
Regime de colaboração, Educação, PolíticaResumen
Diante da problemática de indefinição da cooperação federativa para execução dos serviços educacionais pelos governos, o pressente artigo apresenta reflexões sobre a política para implementação da cooperação intergovernamental no âmbito educacional, tomado como pressuposto de análise a relação entre ética, Estado e sociedade. Para tanto, abordamos os argumentos acerca da problemática da definição da colaboração como reflexo do sentido da ética na atualidade, e do vazio no sentido da política, utilizando para isso, o pensamento filosófico arendtiano.
Descargas
Métricas
Citas
AGUIAR, O. A. Filosofia, política e ética em Hannah Arendt. Ijuí –RS. Unijuí. 2009.
ARAÚJO, V. C. de. A cidade como espaço público de educação e de afirmação da cidadania: A experiência de Vitória/ES – Brasil, disponível em http://www.anpae.org.br/iberolusobrasileiro2010/cdrom/120.pdf>. Acesso em 02/11/2012.
ARAUJO, G. C. de. Constituição, federação e propostas para o novo Plano Nacional de Educação: análise das propostas de organização nacional da Educação brasileira a partir do regime de colaboração. Educação e Sociedade,v. 31, n. 112, p. 749-768, jul/set. 2010.
ARAUJO, G. C. de. Federalismo Cooperativo e Arranjos de Desenvolvimento da Educação: O atalho do empresariado para definição e regulamentação do Regime de Colaboração. GT 5/35ª reunião anual da ANPED. Porto de Galinhas, PE. Disponível em: http://35reuniao.anped.org.br/images/stories/trabalhos/GT05%20Trabalhos/GT05-2162_int.pdf>. Acesso em 01/11/2012.
ARENDT, H. A condição Humana.10 ed. Tradução de Roberto raposo. Rio de Janeiro. Forense Universitária, 2003.
ARENDT, H. O que é política? 3 ed. Tradução Reinaldo Guarany. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.
BAUMAN. Z.Em busca da política.Tradução de Marcus Penchel. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.
BERCOVICI, G. Desigualdades regionais, estado e constituição. São Paulo: Max Limonad. 2003.
CASSINI, S. A. As contribuições do CEDES ao PL 8.035/2010 e a concepção de regime de colaboração presente no PNE. In: IV Seminário Brasileiro de Educação, Campinas, 2013.
GABARDO, E.. Interesse público e subsidiariedade: o estado e a sociedade civil para além do bem e do mal. Belo Horizonte: Fórum, 2009.
OLIVEIRA, R.P.; SANTANA, W.. Educação e federalismo no Brasil: combater as desigualdades, garantir a diversidade. Brasília: UNESCO. 2010.
ZIMMERMANN, A. Teoria geral do federalismo democrático. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2005.