Normas de cooperação para a educação no Brasil: o sentido da política em Hannah Arendt

Autores/as

  • Simone Alves Cassini Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Andreas Nascimento Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v6n3a2017-09

Palabras clave:

Regime de colaboração, Educação, Política

Resumen

Diante da problemática de indefinição da cooperação federativa para execução dos serviços educacionais pelos governos, o pressente artigo apresenta reflexões sobre a política para implementação da cooperação intergovernamental no âmbito educacional, tomado como pressuposto de análise a relação entre ética, Estado e sociedade. Para tanto, abordamos os argumentos acerca da problemática da definição da colaboração como reflexo do sentido da ética na atualidade, e do vazio no sentido da política, utilizando para isso, o pensamento filosófico arendtiano.

 

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Biografía del autor/a

Simone Alves Cassini, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutora em educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professora efetiva da educação básica no município de São Mateus – ES.

Andreas Nascimento, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP. Professor permanente da Universidade Federal do Espírito Santo - Departamento de Engenharias e Tecnologia (UFES/DETEC), São Mateus.

Citas

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Publicado

2017-12-30

Cómo citar

CASSINI, S. A.; NASCIMENTO, A. Normas de cooperação para a educação no Brasil: o sentido da política em Hannah Arendt. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 6, n. 3, 2017. DOI: 10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v6n3a2017-09. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/48118. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos