Escrevivências de alunas negras: construções e resistências na escola

Autores/as

  • Cirlene Cristina de Sousa Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
  • Vitória Régia Izaú Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v6n3a2017-06

Palabras clave:

Racismo institucional, Escola, Estudantes negras, Resistências

Resumen

O enfrentamento do racismo institucional é um tema pertinente, mas ainda muito negligenciado. A invisibilização das vozes que denunciam os processos de desumanização nas trajetórias de estudantes negras tem silenciado muitos conflitos raciais no cotidiano escolar, em que pese as diversas manifestações nas redes sociais, nem sempre assumidas com responsabilidade por parte das instituições. Neste artigo, pretende-se explicitar e adensar o debate a respeito desta complexa questão, a partir das vivências de duas estudantes mineiras que enviaram aos seus professores cartas sobre os mecanismos do racismo no ambiente escolar. Partindo dessas cartas, pretende-se interpretar as manifestações do racismo (implícito e explícito) no cotidiano dessas estudantes. Este artigo está organizado em três sessões, a saber: 1) Contexto escolar e as narrativas recebidas; 2) Problematização do racismo na perspectiva de mulheres negras; e 3) Dilemas e possibilidades do racismo na dinâmica escolar.

 

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Biografía del autor/a

Cirlene Cristina de Sousa, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas de Gerais (UFMG). Professora efetiva da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais.

Vitória Régia Izaú, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora efetiva da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais.

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Publicado

2017-12-30

Cómo citar

SOUSA, C. C. de; IZAÚ, V. R. Escrevivências de alunas negras: construções e resistências na escola. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 6, n. 3, 2017. DOI: 10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v6n3a2017-06. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/48114. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê: Políticas educacionais, trabalho docente e desempenho discente