Escrevivências de alunas negras: construções e resistências na escola
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v6n3a2017-06Palavras-chave:
Racismo institucional, Escola, Estudantes negras, ResistênciasResumo
O enfrentamento do racismo institucional é um tema pertinente, mas ainda muito negligenciado. A invisibilização das vozes que denunciam os processos de desumanização nas trajetórias de estudantes negras tem silenciado muitos conflitos raciais no cotidiano escolar, em que pese as diversas manifestações nas redes sociais, nem sempre assumidas com responsabilidade por parte das instituições. Neste artigo, pretende-se explicitar e adensar o debate a respeito desta complexa questão, a partir das vivências de duas estudantes mineiras que enviaram aos seus professores cartas sobre os mecanismos do racismo no ambiente escolar. Partindo dessas cartas, pretende-se interpretar as manifestações do racismo (implícito e explícito) no cotidiano dessas estudantes. Este artigo está organizado em três sessões, a saber: 1) Contexto escolar e as narrativas recebidas; 2) Problematização do racismo na perspectiva de mulheres negras; e 3) Dilemas e possibilidades do racismo na dinâmica escolar.
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