Políticas públicas na educação do campo: campo, formação de educadores e marcos legais

Autores/as

  • Maria Aparecida Afonso Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG - Minas Gerais - Brasil
  • Ataliane Pereira dos Santos Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG - Minas Gerais - Brasil https://orcid.org/0000-0002-5471-0839

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v7n1a2018-09

Palabras clave:

Campo, Educação do Campo, Formação de Educadores, Marcos Legais

Resumen

No presente artigo, pontuamos algumas reflexões sobre o campo e seus diversos contextos e sujeitos. E, ao abarcar as diversas especificidades presentes nos territórios campesinos, problematizamos questões como: que projeto educativo e de campo construir neste lugar entremeado por diversas lutas por direitos sociais, por histórias de resistências, produção de saberes e fazeres que, por vezes são subalternizados e/ou invisibilizados no âmbito de uma sociedade capitalista e de classes. No bojo das reflexões, abarcamos apontamentos sobre a formação de educadores para atuarem no campo, bem como Marcos Legais que amparam e legitimam a luta 'por uma Educação do Campo'.

 

 

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Biografía del autor/a

Maria Aparecida Afonso Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG - Minas Gerais - Brasil

Educadora e Comunicadora Popular. Mestranda em Educação e Docência/Linha Educação do Campo, Faculdade de Educação/UFMG. Coordenadora Pedagógica do Projeto Cisterna nas Escolas/Cáritas Diocesana de Almenara

Ataliane Pereira dos Santos, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG - Minas Gerais - Brasil

Professora de Geografia na Rede Estadual de Minas Gerais. Mestranda em Educação e Docência/Linha Educação do Campo, Faculdade de Educação/UFMG.

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Publicado

2018-04-30

Cómo citar

OLIVEIRA, M. A. A.; SANTOS, A. P. dos. Políticas públicas na educação do campo: campo, formação de educadores e marcos legais. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 113–131, 2018. DOI: 10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v7n1a2018-09. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/47049. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê: Políticas de Educação do Campo