Editorial
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v7n2a2018-01Palavras-chave:
Constituição Federal 30 anos depois, Políticas educacionaisResumo
O/a leitor/a encontrará no presente número, intitulado "A Constituição Federal 30 anos depois: avanços, intermitências e desafios para as políticas educacionais", trabalhos com denso e distintos olhares acerca de níveis, etapas e modalidades da educação delineados pela nossa Constituição e que foram atentamente organizados pela professora Daniela de Melo Crosara, professora da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Na seção Demanda Contínua o Dossiê conta com o artigo "Políticas educativas en latinoamérica: hacia una comprensión de la globalización neoliberal", do professor Cesar Tello, docente em Ciências da Educação da Universidad Nacional de La Plata (UNLP) que contribui para a análise ampliada das políticas educativas no âmbito latino-americano e colabora com o processo de diálogo com a realidade internacional. No artigo "Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID): um estudo exploratório", as autoras Elizabeth Gottschalg Raimann e Juliana Alves da Guarda, da Universidade Federal de Goiás, analisam o PIBID como política de formação de professores. O Número da revista conta, ainda, com a resenha do livro "Avaliar para aprender: fundamentos, práticas e políticas" de autoria do professor lusitano Fernandes Domingos, com resenha elaborada por Olenir Maria Mendes e Simone Freitas Pereira Costa.