O ACESSO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA AO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: DIREITO OU CONCESSÃO?

Autores/as

  • Noemi Nascimento Ansay Faculdade de Artes do Paraná - UNESPAR

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v4n1a2015-31339

Resumen

Este artigo objetiva discutir o direito de acesso dos estudantes com deficiência ao ensino superior no Brasil. Propomos uma análise pelo viés das políticas governamentais e institucionais, buscando compreender o cotejamento entre o Estado e a Sociedade Civil, na constituição desse direito educacional. Como principais referências teóricas, utilizamos os trabalhos de Norberto Bobbio e Nicos Poulantzas, entre outros. O estudo aponta que a "inclusão" de estudantes com deficiência, nas instituições de ensino superior, é um desafio em uma sociedade excludente, e que a constituição desse direito não foi "dada", mas construída historicamente por meio de embates e lutas travadas em uma "arena de disputas". 

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Biografía del autor/a

Noemi Nascimento Ansay, Faculdade de Artes do Paraná - UNESPAR

Professora da Faculdade de Artes do Paraná

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Publicado

2015-08-19

Cómo citar

NASCIMENTO ANSAY, N. O ACESSO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA AO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: DIREITO OU CONCESSÃO?. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 4, n. 1, 2015. DOI: 10.14393/REPOD-v4n1a2015-31339. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/31339. Acesso em: 25 nov. 2024.

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Artigos de Demanda Contínua