PAVILHÃO DA CRIATIVIDADE: CULTURA MATERIAL, IDENTIDADE E CULTURA POPULAR NO MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA

Autores/as

  • Tiago Souza Martins Universidade de São Paulo
  • Régia Cristina Oliveira Universidade de São Paulo
  • Idalice Ribeiro Silva Lima Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v3n2a2014-30289

Resumen

RESUMO: Este artigo se propõe a discutir a ideia de memória latino-americana e de "cultura popular" presentes no Pavilhão da Criatividade, tendo em vista a seleção dos países e o modo como os objetos são expostos e apresentados à população. A partir da apreensão, pela observação e análise, dos discursos expositivos e especializados sobre (e presentes no) o Pavilhão da Criatividade, busca-se compreender como é pensada a construção da memória latino-americana e, aí apoiada, a noção de cultura popular. O texto é resultado parcial de uma pesquisa qualitativa a qual ancora-se em procedimentos metodológicos constitutivos de técnicas como observação sistemática no local estudado e pesquisa bibliográfica, com ênfase na identificação, coleta e análise de documentos disponíveis no Memorial da América Latina, no site da Fundação Darcy Ribeiro e na Universidade Nacional de Brasília (UnB), onde se encontra o Acervo do Memorial Darcy Ribeiro. Dentre os resultados parciais da pesquisa, destaca-se a identificação da percepção de uma busca, no Pavilhão da Criatividade, pelo "tipicamente" latino-americano, em detrimento da apresentação das dinâmicas e contradições vividas pelas culturas que constroem os objetos, e da construção discursiva, por meio da expografia, de uma noção específica de "cultura popular".

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Citas

BISILLIAT, M. (Coord.). Pavilhão da Criatividade: Memorial da America Latina. São Paulo: Empresa das Artes, 1999.

BITTENCOURT , J. Cada coisa em seu lugar. Ensaio de interpretação do discurso de um museu de história. Anais do Museu Paulista, São Paulo, n. Sér. v. 8/9. p. 151-174, 2000/2001. [Editado em 2003].

CANCLINI, N. G. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. 4. ed. São Paulo: EDUSP, 2008.

CHAGAS, Mario. A imaginação museal: museu, memória e poder en Gustavo Barroso, Gilberto Freyre e Darcy Ribeiro. 2003. 307 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2003.

CURY, M. X. Exposição: concepção, montagem e avaliação. São Paulo: Annablume, 2006.

DESVALLÉES, A.; MAIRESSE, F. (Dir.). Conceptos claves de museología. Paris: Armand Colin, 2010. Disponível em:<http://icom.museum/resources/publications-database/publication/conceptosclaves-de-museologia/>. Acesso em: 20 jul. 2013.

DESVALLÉES, A.; MAIRESSE, F. (Dir.). Conceptos claves de museología. Paris: Armand Colin, 2010. Disponível em:<http://icom.museum/resources/publications-database/publication/conceptosclaves-de-museologia/>. Acesso em: 20 jul. 2013.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso. São Paulo. Ed. Loyola, 2004.

GINZBURG, C. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo. Companhia das Letras, 1989.

HOBSBAWM, E. J. Era dos extremos: o breve século XX 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

LEFEBVRE, H. La présence et l’absence: contribution à la théorie des representations. Castermann, Belgique, 1980.

LE GOFF, J. A história Nova. São Paulo. Martins fontes. 1990.

LEPORI , A. P. O. El taller de proyectos como laboratorio: memoria y lugar. 2006. 357 f. Tese (Doutorado em Projetos Arquitetônicos) – Departamento de Projetos Arquitetônicos, Universidade Politécnica de Cataluña, Barcelona, 2006. Disponível em: <http://www.tdx.cat/handle/10803/6811>. Acesso em: 13 mai. 2013.

MENESES, U. T. B. A problemática da identidade cultural nos museus: de objetivo (de ação) a objeto (de conhecimento). Anais do Museu Paulista . Nova Série n. 1. 1993.

MOTOYAMA, Shozo; YAMIN, Rafael. Memorial da América Latina: 21 anos. Editora FMAL, 2010.

PESEZ, J. M. História da cultura material. In: LE GOFF, J. (Org.). A história Nova. São Paulo: Martins fontes, 1990. p. 154-172.

RIBEIRO, D. As américas e a civilização: processo de formação e desenvolvimento desigual dos povos americanos. Petrópolis: Vozes, 1979.

RICOEUR, P. A memória, a história, o esquecimento. Campinas, SP: Editora UNICAMP, 2010.

RICOEUR, P. Du text à l’action: essais d’heméneutique II. Paris: Éditions du Seuil, 1998.

RICOEUR, P. Temps et récit: l’intrigue et le récit historique. Paris: Éditions du Seuil, 1983. v. 1.

Publicado

2015-07-09

Cómo citar

SOUZA MARTINS, T.; CRISTINA OLIVEIRA, R.; SILVA LIMA, I. R. PAVILHÃO DA CRIATIVIDADE: CULTURA MATERIAL, IDENTIDADE E CULTURA POPULAR NO MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 3, n. 2, 2015. DOI: 10.14393/REPOD-v3n2a2014-30289. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/30289. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Ensaios, Debates e Polêmicas Atuais