Editorial
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v9n2a2020-56037Keywords:
Política de Avaliação Externa, Questão da qualidade na Educação do BrasilAbstract
A avaliação é uma categoria marcada por disputas no campo ideológico, político e pedagógico. Historicamente, a cultura avaliativa brasileira, até os anos 1990, estava associada à avaliação da aprendizagem; contudo, nas últimas décadas, a avaliação externa passou a ser campo de destaque, sobretudo em decorrência das influências internacionais de países como os Estados Unidos e a Inglaterra. Assim, o Estado brasileiro, em sintonia com esse movimento internacional, passou a incorporar e até mesmo a dar notório relevo às políticas e aos programas de avaliação externa, justificados pela defesa da avaliação como caminho para promover a qualidade da educação no país. Esse percurso já marca quase quatro décadas de experiência, desde as primeiras iniciativas, com a implementação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).ção
Downloads
Metrics
References
AFONSO, Almerindo Janela. Políticas de responsabilização: equívocos semânticos ou ambiguidades político-ideológicas? Revista de Educação PUC-Campinas, [s.l.], v. 23, n. 1, p. 8-18, mar. 2018. ISSN 2318-0870. Disponível em: <http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/4052>. Acesso em: 19 jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v23n1a4052
RICHTER, Leonice Matilde. Trabalho docente, políticas de avaliação em larga escala e accountability no Brasil e em Portugal. 2015. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.
SAVIANI, Dermeval. Desafios da construção de um sistema nacional articulado de educação. Trabalho, Educação e Saúde, v. 6, n. 2, jul./out. 2008. Acesso em: 19 jun. 2020.DOI: https://doi.org/10.1590/s1981-77462008000200002