Editorial

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v9n2a2020-56037

Keywords:

Política de Avaliação Externa, Questão da qualidade na Educação do Brasil

Abstract

A avaliação é uma categoria marcada por disputas no campo ideológico, político e pedagógico. Historicamente, a cultura avaliativa brasileira, até os anos 1990, estava associada à avaliação da aprendizagem; contudo, nas últimas décadas, a avaliação externa passou a ser campo de destaque, sobretudo em decorrência das influências internacionais de países como os Estados Unidos e a Inglaterra. Assim, o Estado brasileiro, em sintonia com esse movimento internacional, passou a incorporar e até mesmo a dar notório relevo às políticas e aos programas de avaliação externa, justificados pela defesa da avaliação como caminho para promover a qualidade da educação no país. Esse percurso já marca quase quatro décadas de experiência, desde as primeiras iniciativas, com a implementação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).ção 

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Maria Vieira Silva Silva, Universidade Federal de Uberlândia - UFU - Minas Gerais - Brasil

Presidente da Comissão Editorial da Revista Educação e Políticas em Debate. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com estágio de pós-doutorado realizado no Centre de Recherches Sociologiques e Politiques de Paris – Université Paris VIII. Professora Titular de Políticas e Gestão da Faculdade de Educação da Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Polis, Políticas, Educação e Cidadania da UFU. Diretora de Formação e Desenvolvimento da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). Membro do Grupo de Trabalho Estado e Políticas Educacionais da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e membro do Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES).

Leonice Matilde Richter, Universidade Federal de Uberlândia - UFU - Minas Gerais - Brasil

Presidente adjunta da Comissão Editorial da Revista Educação e Políticas em Debate. Doutora em Educação pela UFU, com estágio doutoral da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) realizado na Universidade do Minho, sob a supervisão do Prof. Almerindo Janela. Professora adjunta de Políticas e Gestão da Educação da Faculdade de Educação da Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Coordenadora adjunta do Grupo de Pesquisa Polis, Políticas, Educação e Cidadania da UFU. Membro da Anpae e do Cedes.

Vilma Aparecida de Souza, Universidade Federal de Uberlândia - UFU - Minas Gerais - Brasil

Editora adjunta da Comissão Editorial da Revista Educação e Políticas em Debate. Doutora em Educação pela UFU. Professora adjunta da Faculdade de Educação da Educação da Universidade Federal de Uberlândia Membro do Grupo de Pesquisa Polis, Políticas, Educação e Cidadania da UFU.

References

AFONSO, Almerindo Janela. Políticas de responsabilização: equívocos semânticos ou ambiguidades político-ideológicas? Revista de Educação PUC-Campinas, [s.l.], v. 23, n. 1, p. 8-18, mar. 2018. ISSN 2318-0870. Disponível em: <http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/4052>. Acesso em: 19 jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v23n1a4052

RICHTER, Leonice Matilde. Trabalho docente, políticas de avaliação em larga escala e accountability no Brasil e em Portugal. 2015. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.

SAVIANI, Dermeval. Desafios da construção de um sistema nacional articulado de educação. Trabalho, Educação e Saúde, v. 6, n. 2, jul./out. 2008. Acesso em: 19 jun. 2020.DOI: https://doi.org/10.1590/s1981-77462008000200002

Published

2020-07-11

How to Cite

SILVA, M. V. S.; RICHTER, L. M. .; SOUZA, V. A. de . Editorial. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 255–259, 2020. DOI: 10.14393/REPOD-v9n2a2020-56037. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/56037. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Editorial