Políticas de resultados e o trabalho docente em Minas Gerais nos últimos dez anos / Policies of results and teaching in Minas Gerais in the last ten years
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v1n2a2012-22297Abstract
Resumo: Neste artigo, escrito a partir de pesquisas que vem sendo desenvolvidas no âmbito da Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais, pretende-se propor reflexões sobre as medidas reguladoras na área educacional (políticas de governo), e seus efeitos sobre o trabalho docente. As políticas de resultados, em vigência por mais de dez anos no Estado (2003 a 2012), são características de um modelo de gestão meritocrática, na lógica da intervenção linear e de controle (estado regulador e avaliador). Uma das evidências da meritocracia é a adoção nos últimos cinco anos do Prêmio de Produtividade. O que se coloca para reflexão é se tais bônus e outras estratégias de premiação por mérito, não se constituem em uma forma de camuflar/dissimular a degradação das condições de trabalho: os baixos salários dos profissionais da educação pública na REEMG no Estado de Minas Gerais - que são oriundos de uma política remuneratória, retrato da significativa (des) valorização dos professores ao longo dos últimos dez anos. As pesquisas compreendem estudo e análise dos documentos que representam a política educacional, entrevistas com professores e gestores do sistema, e observação in loco em escolas da Rede Estadual.
Abstract: This article, based on research that has been developed within the Minas Gerais state schools network, intends to offer reflections on regulatory measures in education (government policy), and its effects on teachers' work. The results of policies in force for more than ten years in the state of Minas Gerais (2003 to 2012), are characteristic of a meritocratic management model, in the logic of linear intervention and control (state regulator and evaluator). One of the evidences of meritocracy in the last five years is the adoption of the Productivity Award. What is posed for consideration is whether such bonuses and other strategies for merit awards do not constitute a form of camouflage / concealment of the deterioration of working conditions: low pay for public education professionals in the State of Minas Gerais schools network - they originated from a policy of remuneration, portrait of the meaningful (de)valuation of teachers over the past ten years. The surveys include studies and analysis of documents representing educational policy, interviews with teachers and administrators of the system, and on-site observation in schools of the state network.
Downloads
Metrics
References
BALL, S.J. Diretrizes Políticas Globais e Relações Políticas Locais em Educação.
Currículo sem Fronteiras v.1, n. 2, Jul./dez. 2001.
BRUNO, L. Educação e desenvolvimento econômico no Brasil. In: Revista
Brasileira de Educação. V.16 nº 48 set.-dez. Autores Associados. Rio de Janeiro.
CEPAL/UNESCO. Investir melhor para investir más. Financiamento y gestion de La
educación em America Latina y Caribe. Documento nº 43. 2003.
DEMAILLY, L. Enjeux de l’évaluation et régulation des systèmes scolaires. In:
Demailly L. (Éd) Évalur les polítiques éducatives. Bruxelles: DeBoeck Université,
DEMAILLY, L. Enjeux et Limites de l'obligation de résultats: quelques réflexions
à partir de la politique d'éducation prioritaire en France. In C. Lessard et P.
Meirieu (dir) L'Obligation de Résultats en Éducation (105 -122). Laval: Les Presses
de l'Université Laval. 2004.
DURAN, P. Penser l'action publique. Paris. LGDJ. Colletion Droit et Sociéte. 1999.
Revista Educação e Políticas em Debate – v. 2, n. 2 – jul./dez. 2012
GUIMARÃES, PORDEUS e CAMPOS (org.). Estado para Resultados. Avanços
no monitoramento e avaliação da gestão pública em Minas Gerais. Belo
Horizonte. Editora UFMG. 2010
LESSARD, C. L'obligation de résultats en éducation: de quoi s'agit-il? Le
contexte québecois d'une demande sociale, une rhétorique du changement et
une extension de la recherche. In: LESSARD, C. & MEIREU, P. L'obligation de
Résultats en Éducation. Les Presses de l'Université Laval , Québec, 2004.
LESSARD, C. (2009) Les hauts et les bas de l'obligation de résultats en
éducation In: La performance, sa mesure. Enjeux éthiques. Revue
Administration et éducation L'association Française des Administrateurs de
l'éducation (17-26). 2009.
MORUCHOWICZ, A. Carreiras, Incentivos e Estruturas Salariais Docentes.
DOCUMENTOS PREAL, Washington, nº23 jun 2003. Disponível em
WWW.preal.org/biblioteca. consulta em 13/2/2012.
OLIVEIRA, D. A Política Educativa, crise da escola e a promoção da justiça
social. In: FERREIRA e OLIVEIRA (org) Crise da escola e Políticas Educativas.
Belo Horizonte Autentica Edit. Ltda.. 2009.
VILHENA, R.; MARTINS, H. F. (org.) O Choque de Gestão em Minas Gerais:
Políticas da gestão pública para o desenvolvimento. Belo Horizonte. Editora
UFMG. 2006.
OYADOMARY e COELHO CESAR. Remuneração Variável e Congruência de
Metas. 2009. Disponível em WWW.anpcont.com,br consulta em 13/02/2012.
WOLD BANK. Documentos Achieving World-Class Eucation in Brazil: the next
agend. Novembro de 2011. Disponível em: WWW.worldbank.publications.doc.
Consulta em 25/03/2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Revista Educação e Políticas em Debate
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.