A educação fundamental no oeste catarinense: desafios na construção da qualidade social / The elementary education in santa catarina west: challenges in construction of social quality
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v1n2a2012-21918Abstract
Resumo: O estudo constitui-se de uma reflexão conceitual acerca da qualidade na Educação Fundamental. O horizonte teórico embasa-se na perspectiva da qualidade social, no contexto regional do Oeste catarinense, e se articula com as análises de resultados parciais dos microdados encontrados no sítio do Inep de 2009. Objetiva descobrir, com base nas respostas dos questionários das escolas dos municípios pesquisados da mesorregião catarinense, se as políticas públicas viabilizam a construção da qualidade social. Constando-se conclusões parciais acerca do distanciamento entre as políticas educacionais e a efetiva construção de uma qualidade social da educação fundamental no Oeste catarinense.
Palavras-chave: Políticas Educacionais. Qualidade Social da Educação. Educação Fundamental.
Abstract: This study is consisted of a conceptual reflection on the quality of elementary education. The theoretical horizon is underlain on the social quality perspective, in the regional context of Santa Catarina West, and articulates with the analysis of partial results of microdata found on the 2009 Inep siege. It aims to find out, based on the answers of the school questionnaires from the 18 surveyed municipalities of Santa Catarina mesoregion if public policies allow the construction of social quality. We arrived to partial conclusions about the gap between the educational policies and the effective construction of a social quality of elementary education in Santa Catarina West.
Keywords: Educational Policies; Social Education Quality; Elementary Education.Downloads
Metrics
References
BRASIL. Códigos: Civil, Comercial, Processo Civil e Constituição Federal.
Constituição [da] República Federativa do Brasil. São Paulo: Saraiva, 2008.
______. Sistema nacional de avaliação da educação básica: microdados da Prova
Brasil 2009 – manual do usuário. Brasília, DF: MEC/INEP, 2011.
DEMO, P. Educação e qualidade. Campinas, SP: Pairus, 2009 – (Coleção
Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).
DOURADO, L. F.; OLIVEIRA, J. F.; SANTOS, C. A. A qualidade da educação:
conceitos e definições. Série documental: Textos para Discussão, Brasília, DF, v.
, n. 22, p. 5-34, 2007.
ENGUITA, M. F. O discurso da qualidade e a qualidade do discurso. In: Gentili,
P.; Silva, T. Neoliberalismo, qualidade total e educação: visões críticas. Petrópolis:
Vozes, 1996. p. 93-110.
POLLI, Odilon. Leituras em movimentos sociais. Chapecó: Grifos, 1999.
RENK, Arlene. Narrativas da diferença. Chapecó (SC): Argos, 2004.
UNESCO. Los países de América Latina y el Caribe adoptan la declaración de
Conchabamba sobre educación. Disponível em:
<http://www.unwsco.org/bpi/esp/unescoprensa/2000/01-12s.shtml.>. Acesso
em: 29 dez. 2009.
THOMÉ, Nilson. A nacionalização no contestado, centro-oeste de Santa
Catarina, na primeira metade do século XX. Linhas, Florianópolis, v. 8, n. 1,
jan./jun. 2007.
VAZ, Henrique de Lima. Escritos de Filosofia IV: introdução à ética filosófica I. 2.
ed. São Paulo: Loyola, 2002.
WOLOSZYN, Noeli. Em busca da terra: colonização e exploração de madeiras no
Oeste Catarinense. 2007. Disponível em:
http://www.pesquisa.uncnet.br/pdf/historia/BUSCA_TERRA_COLONIZACAO
_EXPLORACAO_MADEIRAS_OESTE_CATARINENSE.pdf.>. Acesso em: 27
ago. 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Revista Educação e Políticas em Debate
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.