Formação inicial de professores no Brasil, em Portugal e na Europa (2014-2024): o avanço da privatização a pretexto da escassez de docentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v14n2a2025-78432

Palavras-chave:

Neoliberalismo, Políticas públicas globais, Privatização, Formação de Professores, Teacher For All

Resumo

As mudanças induzidas pelo neoliberalismo têm na mira a privatização do setor público e, especificamente, da educação pública. Neste trabalho analisamos, em particular, as políticas de formação inicial de professores no Brasil, em Portugal e na Europa, considerando-se os principais marcos legais das duas últimas décadas, abrangendo o denominado Processo de Bolonha. Defendemos que elas se inscrevem numa agenda global conduzida por organizações supranacionais como a OCDE e a União Europeia, incluindo filantrópicas e redes globais, como a Teach For All; que estamos a assistir a um apressuramento da agenda de privatização, aproveitando a crescente indeterminação de fronteiras entre os setores público e privado; e que o problema emergente da escassez de professores está a ser utilizado como pretexto para a expansão e consolidação daquela rede e do seu programa de formação acelerada iniciado nos anos 1980/90 e apresentado hoje como “Programa de Desenvolvimento de Liderança”.

Biografia do Autor

  • Fernando Ilídio Ferreira, Universidade do Minho (Portugal)

    Doutor em Estudos da Criança, pela Universidade do Minho, Mestre em Ciências da Educação, pela Universidade do Porto, e Licenciado em Educação Infantil e Básica Inicial pela Uminho   Professor Associado da Universidade do Minho, Portugal,  integrado no Departamento de Ciências Sociais da Educação do Instituto de Educação. 

  • Maria Célia Borges, Universidade Federal de Uberlândia (Brasil)

    Pós-doutora e Doutora em Educação na FEUSP e UMINHO. Professora Titular da Universidade Federal de Uberlândia, atuando na graduação e pós-graduação da Faculdade de Educação (FACED). 

  • Teresa Sarmento, Universidade do Minho (Portugal)

    Doutora em Estudos da Criança pela Universidade do Minho. Atua no Departamento de Ciências Sociais da Educação e ao Centro de Investigação em Estudos da Criança na UMinho e é Diretora do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo.

  • Leonice Matilde Richter, Universidade Federal de Uberlândia (Brasil)

    Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da UFU, com Estágio Científico Avançado na Universidade do Minho/PT.  Professora Associada na Universidade Federal de Uberlândia, atuando na graduação e pós-graduação da Faculdade de Educação (FACED). 

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Publicado

2025-06-03

Edição

Seção

DOSSIÊ: "AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL E NA EUROPA NO SÉCULO 21: INFLUÊNCIAS E PERSPECTIVAS"

Como Citar

FERREIRA, Fernando Ilídio; BORGES, Maria Célia; SARMENTO, Teresa; RICHTER, Leonice Matilde. Formação inicial de professores no Brasil, em Portugal e na Europa (2014-2024): o avanço da privatização a pretexto da escassez de docentes. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 1–23, 2025. DOI: 10.14393/REPOD-v14n2a2025-78432. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/78432. Acesso em: 12 nov. 2025.