Parcerias público-privadas na Educação Infantil em Maringá (PR): uma análise histórica das estratégias de privatização
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v14nEspeciala2025-78152Palavras-chave:
Educação Infantil, Privatização, EducaçãoResumo
Este trabalho apresenta uma breve retomada histórica da educação infantil no município de Maringá (PR), estabelecendo uma relação entre passado e presente e destacando momentos significativos de interação entre os setores público e privado. Trata-se de um recorte da dissertação de mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá, cujo tema central são as parcerias público-privadas no município. O objetivo consiste em compreender a trajetória histórica da educação municipal, com ênfase em dois momentos marcantes: a implantação das escolas cooperativas, na década de 1990, e a aprovação e execução do projeto de compra de vagas para a educação infantil, a partir de 2018. Esses dois marcos evidenciam as estratégias adotadas pelo poder público para suprir as demandas educacionais em diferentes contextos históricos. A análise desses dois importantes modelos de privatização da oferta educacional revela que, embora separados por aproximadamente 30 anos, ambos estão inseridos em um mesmo contexto social, econômico, político e cultural da sociedade capitalista, no qual a privatização e a terceirização de serviços públicos são adotadas como alternativas frente a desafios estruturais.
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