“Políticas de formação de professores no Brasil e Europa na contemporaneidade: desafios, influências e perspectivas”
Apresentação do Dossiê
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v14n2a2025-77618Palavras-chave:
Políticas de formação de professores no Brasil e Europa, Desafios, Influências e perspectivasResumo
A partir de uma experiência de internacionalização na troca de conhecimentos por meio de vivências como professora visitante na Universidade do Minho/Portugal, seguida do recebimento do professor visitante de Portugal na Universidade de Uberlândia (UFU), Brasil, ambos no ano de 2024, nasceu a ideia da construção deste dossiê como mais uma estratégia de registrar, de forma sistematizada, os debates sobre o tema da formação de professores para além das nossas fronteiras. Entendemos que o tema formação de professores, tanto inicial quanto continuada, tem ocupado lugar de relevância nos debates políticos, curriculares e acadêmicos, em diversos países, globalmente. Neste dossiê trazemos conhecimentos e experiências de várias localidades do Brasil, de Portugal, de Angola e da Finlândia. Um debate frutífero, portanto, entre três continentes: a América, a Europa e a África.
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