Políticas públicas de financiamento Educacional e equidade: o exercício do Programa Dinheiro Direto na Escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v14n1a2025-76528

Palavras-chave:

Políticas Públicas, PDDE, Equidade, Educação Escolar Quilombola

Resumo

O artigo tem como proposta discutir como as políticas públicas de financiamento educacionais no Brasil, em especial o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Educação (FNDE), tem exercitado a equidade em seus Programas, visando a melhoria da qualidade da Educação Escolar Quilombola. Objetivamos refletir sobre como o PDDE tem contribuído para a consolidação de uma educação mais plural e cidadã.  É perceptível o esforço das políticas de financiamento educacional, em especial a do PDDE, em possibilitar a consolidação de uma gestão escolar democrática e equânime, porém, é necessário um aprimoramento da sua legislação para que atenda as especificidades das comunidades a serem atendidas pela Política. Ressalta-se que um exercício de mudança tem sido praticado, a fim de garantir a valorização dos pertencimentos e das identidades étnico e racial no contexto de uma política pública de financiamento da educação tão duradoura como é o PDDE.

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Biografia do Autor

Cairo Mohamad Ibrahim Katrib, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

Doutor em História Cultural. Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, Minas Gerais, (MG) Brasil.

Filipi Silva Limonta, Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer de Ituiutaba - Brasil

Mestre em Tecnologias, Comunicação e Educação. Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer de Ituiutaba (SMEEL), Ituiutaba, Minas Gerais, (MG) Brasil.

Hilda Souza Pereira, Coordenação de Monitoramento, Avaliação e Apoio à Gestão - Brasil

Coordenadora de Monitoramento, Avaliação e Apoio à Gestão - COMAG, Cidade, Estado, (SIGLA) Brasil.

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

KATRIB, C. M. I.; LIMONTA, F. S.; PEREIRA, H. S. Políticas públicas de financiamento Educacional e equidade: o exercício do Programa Dinheiro Direto na Escola . Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 1–22, 2024. DOI: 10.14393/REPOD-v14n1a2025-76528. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/76528. Acesso em: 6 jan. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ: "POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO INDÍGENA E QUILOMBOLA: DIÁLOGOS, PRÁTICAS EDUCATIVAS, CONTEXTOS MULTICULTURAIS E PLURALIDADES EPISTEMOLÓGICAS"