O silenciamento da temática formação continuada do professor não indígena que atua em escolas indígenas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v14n1a2025-76521

Palavras-chave:

Professores não indígenas, Educação Escolar Indígena, Formação Continuada

Resumo

Trazem-se, neste artigo, os resultados de uma pesquisa que analisou como a temática da formação continuada de professores não indígenas vem sendo explorada, visando contribuir para uma reflexão mais ampla sobre as necessidades e desafios da atuação docente na educação escolar indígena. O estudo tem como objetivo geral investigar a produção nacional sobre esse tema, buscando mapear pesquisas na pós-graduação brasileira e discutir as características da formação continuada oferecida aos professores não indígenas que atuam em escolas indígenas. Para alcançar os objetivos propostos, adotou-se uma abordagem metodológica de revisão sistemática de teses e dissertações produzidas entre os anos de 2011 e 2021. Os resultados encontrados apontam para um problemático silenciamento de pesquisas que tenham como foco a formação e/ou a atuação de professores não indígenas que atuam junto a alunos indígenas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Aurineia Claudio Martins, Universidade Federal do Amazonas - Brasil

Mestra em Educação (UFAM). Docente da Afya - Faculdade de Ciências Médicas, Itacoatiara, Amazonas, (AM) Brasil.

Nayana Cristina Gomes Teles, Universidade Federal do Amazonas - Brasil

Doutora em Psicologia da Educação. Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Itacoatiara, Amazonas, (AM) Brasil.

Referências

ANDRADE, R. R. M. de. Research on teacher education: a comparison between the 90s and 2000s. 30th meeting of ANPEd, WG: teacher training, nº 08, 2007, available at: http://30reuniao.anped.org.br/trabalhos/GT08-3165--Int.pdf. Accessed on: 20 Jun 2022.

ANDRÉ, M. E. D. A. (Org.) Formação de professores no Brasil (1990-1998). Brasília: MEC/Inep/Compec, 2002. 364 p. State of Knowledge Series, ISSN 1676-0565, n. 6.

BANIWA, G. Indigenous school education in the XXI century: charms and disenchantment, 1st ed. Rio de Janeiro: mórula, Lacerd, 2019.

BRAZIL, Federal Constitution, 1988. Available at: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Accessed on: 09 Mar 2022.

BRAZIL, Law of Guidelines and Bases of National Education. Law No. 9394. Brasília: Congresso Nacional, 1996. Available at: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Accessed on: 16 Oct 2024.

BRAZIL, Ministry of Education. National Curriculum Reference for Indigenous Schools. Brasília: MEC/SEF, 1998. Available at: https://www.ufmg.br/copeve/Arquivos/2018/fiei_programa_ufmg2019.pdf. Accessed on: 16 Oct 2024.

BRAZIL, CNE Opinion No. 14/99 – CEB, National Curriculum Guidelines for Indigenous School Education. Approved on August 14, 1999. Available at: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pdf/resolucaoeduc_campo.pdf. Accessed on: 16 Oct 2024.

BRAZIL. Ministry of Education. National Curriculum Reference for Indigenous Schools. Brasília: MEC/SEF/DPEF, 1994. Available at: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Accessed on: 09 Mar 2022.

CAMPOS, C. J. G. METHOD OF CONTENT ANALYSIS: tool for the analysis of qualitative data in the field of health. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 57, n. 5, p. 611–614, set. 2004. Available at: https://www.scielo.br/j/reben/a/wBbjs9fZBDrM3c3x4bDd3rc/#. Accessed on: 16 Oct 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-71672004000500019.

CAVALHEIRO, A. A. The school as the place of continued (self) training of teaching professionals in multicultural and collaborative perspectives. 2020, Dissertation (Master's Degree in Teaching of Human, Social and Natural Sciences) – Federal Technological University of Paraná, Londrina, 2020. Available at: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5213. Accessed on: 16 Oct 2024.

CORREIA, S. B.; MAIA, L. M. Social Representations of "Being Indigenous": An Analysis from the Non-Indigenous. Psychology: Science and Profession, v. 41, p. e221380, 2021. Available at: https://www.scielo.br/j/pcp/a/K38kDH3X6NYC5Ywh3bpg6tP/?lang=pt#. Accessed on: 16 Oct 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-3703003221380.

FIORENTI, Dário. Mapping and state of research on the teacher who teaches mathematics as a field of study. VII SIPE (VII International Seminar on Research in Mathematics Education). Foz do Iguaçu, Paraná, 2018. ISBN: 978-85-98092-2. Available at: https://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/8102_4251_ID.pdf. Accessed on: 16 Oct 2024.

FRAGA, L, Who is/should be the teacher of the indigenous school: an introductory discussion. Revista Estudo Linguísticos, São Paulo, n. 46 (2): p. 505-515, 2017. Available at: https://revistadogel.emnuvens.com.br/estudos-linguisticos/article/view/1754. Accessed on: 16 Oct 2024. DOI: http://dx.doi.org/10.21165/el.v46i2.1754.

GRUPIONI, L. D. B. Indigenous education in the Academy: commented inventory of dissertations and theses on indigenous school education in Brazil (1978-2002). Em aberto, Brasília, v. 20, n. 76, p. 197-238, Feb. 2003. Available at: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/2595. Accessed on: 16 Oct 2024.

GUANILO, M. C. D; TAKAHASHI, R. F.; BERTOLOZZI, M. R. Systematic review: general notions. Journal of the School of Nursing of the University of São Paulo, v. 45, n. 5, p. 1260–1266, out. 2011. Available at: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/CRjvBKKvRRGL7vGsZLQ8bQj/#. Accessed on: 16 Oct 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S0080-62342011000500033.

IMBERNÓN, F. Continuing Education of Teachers. Porto Alegre, Artmed, 2010.

JANGARELLI, S. C. The training and hiring of indigenous and indigenist teachers in the municipality of Guaíra/PR/. Presidente Prudente. 2017, Dissertation (master's degree in Education) – Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), Presidente Prudente, São Paulo, 2017. Available at: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1095. Accessed on: 16 Oct 2024.

KONDO, R. H. Linguistic representations and attitudes in the (re)construction of the indigenous identity of the Guarani Do Pinhalzinho (Tomazina /Pr): a study at the "Yvy Porã" school. 2013, Dissertation (Master's Degree in Language, Identity and Subjectivity) – State University of Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2013. Available at: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/444. Accessed on: 16 Oct 2024.

MAROLDI, A. M.; MAIA LIMA, L. F.; HAYASHI, M. C. P.. The scientific production on indigenous education in Brazil: A NARRATIVE REVIEW. Ibero-American Journal of Studies in Education. Araraquara, v. 13, n. 3, p. 931-952, jul/set., 2018. e-ISSN: 1982-5587. Available at: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/issue/view/684. Accessed on: 16 Oct 2024. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v13.n3.2018.

NASCIMENTO, M. R. A. TEACHER TRAINING AND CURRICULUM: a practice in non-indigenous natural sciences in the city of Manaus/AM. 2019. Thesis (Doctorate in Education: Curriculum) – Pontifical Catholic University of São Paulo, São Paulo, 2019. Available at: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/22928. Accessed on: 16 Oct 2024.

NASCIMENTO, N. Training for indigenous intercultural education in the municipal school system of Foz do Iguaçu, 2021, Dissertation (Master's Degree in Society, Culture and Borders) – State University of Western Paraná – UNIOESTE, Foz do Iguaçu, PR, 2021. Available at: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5860. Accessed on: 16 Oct 2024.

PRETO, F. F. Teacher training, interculturality and indigenous education: decolonial contributions in the regular school space. 2017, Dissertation (Master's Degree in Education) – La Salle University – UNILASSALLE, Canoas, 2017. Available at: http://hdl.handle.net/11690/815. Accessed on: 16 Oct 2024.

RAMOS, K. L.; NOGUEIRA, E. M. L.; FRANCO, Z. G. The challenges experienced by non-indigenous teachers at the Paritintin indigenous school. Multidisciplinary Journal in Education – EDUCA. Porto Velho, v. 6, n. 16, p. 86-107, Oct./Dec., 2019. e-ISSN: 2359-2087. DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2019.4283. Accessed on: 16 Oct 2024.

ROCHA, G.; TOSTA, S. P.. Anthropology and Education. Belo Horizonte: autentica editorial, 2009. (Themes & Education Collection; 10). ISBN 978-85-7526-397-6.

ROMANOWSKI, J. P.. Notes in research on teacher education: contributions to the debate. Educational Dialogue Magazine. Paraná, vol. 12, n. 37, September and December 2012, pp. 905 – 924. Available at: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416X2012000300015&lng=pt&nrm=iso. Accessed on: 16 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v12i37.4810.

SILVA, J. H. Training of teachers for specialized educational services in indigenous schools. 2014, Dissertation (Master's Degree in Education) – Federal University of Grande Dourados, Dourados, 2014. Available at: https://files.ufgd.edu.br/arquivos/arquivos/78/MESTRADO-DOUTORADO-EDUCACAO/JO%C3%83O%20HENRIQUE%20DA%20SILVA.pdf. Accessed on: 16 out. 2024.

SILVA, M. da. The indigenous theme in the early years of elementary school: a study of teaching curricular practices in Pesqueira/PE. 2015, Dissertation (Master's Degree in Contemporary Education) – Federal University of Pernambuco, Caruaru, Pe, 2015. Available at: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17271. Accessed on: 16 out. 2024.

VOSGERAU, D. S. R.; ROMANOWSKI, J. P. Review studies: conceptual and methodological implications. Revista Diálogo Educacional, [S. l.], v. 14, n. 41, p. 165–189, https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.041.DS08. Available at: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/2317. Accessed on: 16 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.041.DS08.

ZEICHNER, K. M. The reflective training of teachers: ideas and practices. Lisbon: EDUCA, 1993. Available at: http://educa.fcc.org.br/pdf/rfe/v22n2/v22n2a16.pdf. Accessed on: 16 out. 2024.

Publicado

2025-01-01

Como Citar

MARTINS, A. C.; TELES, N. C. G. O silenciamento da temática formação continuada do professor não indígena que atua em escolas indígenas. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 1–20, 2025. DOI: 10.14393/REPOD-v14n1a2025-76521. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/76521. Acesso em: 20 jan. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ: "POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO INDÍGENA E QUILOMBOLA: DIÁLOGOS, PRÁTICAS EDUCATIVAS, CONTEXTOS MULTICULTURAIS E PLURALIDADES EPISTEMOLÓGICAS"