Direitos linguísticos, culturas indígenas e educação intercultural nos contextos brasileiro e polonês: abordagens para o ensino de línguas adicionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v14n1a2025-76519

Palavras-chave:

Diversidade linguística, Educação intercultural, Línguas indígenas, Povos e comunidades tradicionais, Português como língua adicional

Resumo

Este artigo examina a diversidade linguística no Brasil e na Polônia, com foco no status das línguas indígenas e no ensino de línguas adicionais, como o português, sob uma abordagem intercultural (Baniwa, 2013; Kayapó, 2019). A pesquisa parte da concepção da língua como um fenômeno histórico e social (Marcuschi, 2008), analisando os direitos linguísticos em ambos os países (Pisarek, 2011; Rodrigues, 2015; Maher, 2016; Szwajczuk, 2013; Przybyła-Wilkin, 2021) e refletindo sobre a incorporação dessas línguas no contexto educacional, com atenção especial à formação de estudantes de Estudos Brasileiros em universidades polonesas (Figueira-Cardoso, 2021; 2023). Baseado em uma análise qualitativa interpretativista, ancorada em uma revisão bibliográfica e análise documental (Cellard, 2008; Lüdke; André, 2022; Paiva, 2019), o estudo compara os contextos polonês e brasileiro, abordando o papel da educação escolar indígena e intercultural na construção de uma sociedade plurilíngue e multilíngue. A defesa de uma educação que considere a diversidade cultural e linguística é central, destacando a urgência de currículos que respeitem as realidades das comunidades indígenas e promovam uma educação transformadora e inclusiva. O artigo conclui sugerindo a incorporação desses temas no ensino de português como língua adicional, tanto no Brasil quanto em universidades estrangeiras, com o objetivo de fortalecer a interculturalidade e a sustentabilidade cultural. 

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Biografia do Autor

Samuel Figueira-Cardoso, University of Warsaw - Polônia

PhD in Linguistics. Lecturer at the Faculty of Modern Languages from the University of Warsaw (UW). Vice-coordinator of the IANDÉ Brazilian Languages and Cultures Research Group, Warsaw, Poland.

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

FIGUEIRA-CARDOSO, S. Direitos linguísticos, culturas indígenas e educação intercultural nos contextos brasileiro e polonês: abordagens para o ensino de línguas adicionais. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 1–20, 2024. DOI: 10.14393/REPOD-v14n1a2025-76519. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/76519. Acesso em: 6 jan. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ: "POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO INDÍGENA E QUILOMBOLA: DIÁLOGOS, PRÁTICAS EDUCATIVAS, CONTEXTOS MULTICULTURAIS E PLURALIDADES EPISTEMOLÓGICAS"