Políticas linguísticas na educação escolar indígena

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v14n1a2025-76516

Palavras-chave:

Políticas linguísticas, Educação escolar indígena, Línguas indígenas

Resumo

O presente estudo examina as políticas linguísticas e suas implicações na educação escolar indígena, com ênfase nas trajetórias históricas e nos desafios contemporâneos. O objetivo principal é analisar como as políticas linguísticas influenciam a preservação e revitalização das línguas indígenas no contexto da educação escolar indígena. Além de identificar os obstáculos que ainda persistem na implementação de uma educação intercultural e bilíngue, esta pesquisa busca contribuir para a reflexão e o desenvolvimento de políticas linguísticas educacionais mais eficazes e inclusivas. A metodologia adotada inclui uma revisão bibliográfica, que considera tanto autores indígenas quanto não indígenas, integrando perspectivas teóricas e práticas sobre políticas linguísticas, suas implicações para a educação indígena, a realidade das comunidades indígenas. Os resultados indicam que, apesar dos avanços legais, as políticas linguísticas muitas vezes falham em se concretizar nas práticas pedagógicas, resultando em uma educação que ainda marginaliza as línguas indígenas.

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Biografia do Autor

Ivonete Nink Soares, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Brasil

Doutoranda em Estudos de Linguagens. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Porto Velho, Rondônia, (RO) Brasil.

Weidila Nink Dias, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Brasil

Doutoranda em Psicologia. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, (RS) Brasil.

Diego Aram Meghdessian Bedrosian, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Brasil

Mestre em Psicologia. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, (RS) Brasil.

Referências

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

SOARES, I. N.; DIAS, W. N.; BEDROSIAN, D. A. M. Políticas linguísticas na educação escolar indígena . Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 1–15, 2024. DOI: 10.14393/REPOD-v14n1a2025-76516. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/76516. Acesso em: 6 jan. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ: "POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO INDÍGENA E QUILOMBOLA: DIÁLOGOS, PRÁTICAS EDUCATIVAS, CONTEXTOS MULTICULTURAIS E PLURALIDADES EPISTEMOLÓGICAS"