A implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica: contexto brasileiro de produção teórica
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v14n1a2025-76514Palavras-chave:
Educação Escolar Quilombola, Comunidade remanescente quilombola, Estudantes quilombolasResumo
Estudo bibliográfico da produção científica brasileira sobre a implementação da Educação Escolar Quilombola. Para tanto, analisa as produções acadêmicas presentes em seis plataformas digitais. O critério de inclusão foi a presença do termo “Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola” no título, resumo ou palavras-chave. Os estudos identificados estão concentrados nos estados de MG, PE, GO, SP, RJ, PR, BA e AP, o que sugere a carência de pesquisas em outras regiões, como em SC. Entre as 18 pesquisas encontradas, 12 estão na área de educação; as demais estão distribuídas igualmente entre as disciplinas de história, geografia, sociologia, física, língua portuguesa e ciências, refletindo uma ênfase maior na educação. Os resultados indicam pesquisas que denunciam precariedade, desconhecimento, silenciamento e preconceito na implementação das referidas diretrizes. Para enfrentar esse quadro, conclui-se pela necessidade de políticas públicas, planejadas e implementadas em parceria com as comunidades quilombolas.
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