Educação escolar indígena: da política integracionista aos direitos educacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v14n1a2025-76513

Palavras-chave:

Educação Indígena, Povos Indígenas, Políticas Educacionais, Educação Escolar Indígena

Resumo

Os escritos do presente artigo configuram-se sob o objetivo de analisar o panorama legislativo brasileiro que rege as políticas de educação escolar indígena partindo da Constituição Federal de 1988 até a atualidade. Além de reunir documentos resultantes de lutas seculares por parte dos movimentos sociais indigenistas pelo direito a uma educação de qualidade, o texto apresenta a sistematização de dados concernentes à atual situação dessas escolas no território brasileiro. Sua natureza bibliográfica reveste-se de saberes dispostos pela legislação de ordem nacional e pelos pressupostos de autores como Candau (2008), Freire (1998), Gagliardi (1989), Matos (1997), Silva (1981) e Neves (2009). Ao final, compreendemos que as políticas para a educação escolar indígena se encontram em uma fronteira de lutas por validação de direitos, uma vez que a realidade ainda imprime marcas da ideologia colonial, decorrentes de impasses que barram sua plena efetivação nas estruturas do sistema educacional.

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Biografia do Autor

Lucielton Tavares de Almeida, Universidade Federal do Rio Grande. do Norte - Brasil

Mestre. UFRN, Natal, RN, Brasil.

Maria Cristina Leandro de Paiva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Brasil

Doutora. UFRN, Natal, RN, Brasil.

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

ALMEIDA, L. T. de; PAIVA, M. C. L. de. Educação escolar indígena: da política integracionista aos direitos educacionais . Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 1–19, 2024. DOI: 10.14393/REPOD-v14n1a2025-76513. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/76513. Acesso em: 6 jan. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ: "POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO INDÍGENA E QUILOMBOLA: DIÁLOGOS, PRÁTICAS EDUCATIVAS, CONTEXTOS MULTICULTURAIS E PLURALIDADES EPISTEMOLÓGICAS"