Educação quilombola e desenvolvimento sustentável em perspectiva no estado do Amapá
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v14n1a2025-76511Palavras-chave:
Educação quilombola, Desenvolvimento sustentável – Amapá, Identidade cultural, Educação básica - Lei nº 10.639/2003, Projeto EducarResumo
O presente artigo tem como objetivo analisar a importância do Projeto Educar para a Igualdade – Quilombo Minha Identidade, desenvolvido pela Escola Quilombola Estadual Daniel de Carvalho, à luz da Lei nº 10.639/2003, e sua interface com o desenvolvimento sustentável. A problemática investigada consiste em verificar se o projeto é capaz de minimizar os impactos do avanço da fronteira agrícola de grãos sobre a identidade negra local. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utiliza a história oral (por meio de conversas informais) e os métodos de pesquisa bibliográfica e análise documental. Conclui-se que o projeto apresenta conexão com o desenvolvimento sustentável ao buscar fortalecer a identidade cultural, com foco na geração futura e na preservação da natureza.
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