A política de educação escolar indígena no estado do Acre: entre as margens dos rios e interseccionalidades do saber

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v14n1a2025-76510

Palavras-chave:

Educação escolar indígena, Constituição Federal de 1988, Povos indígenas do Acre

Resumo

Este artigo desenvolve uma discussão acerca da política de escolarização indígena no estado do Acre. As reflexões desse estudo advêm de uma pesquisa de mestrado em educação, cujo objetivo geral foi deslindar as políticas públicas elaboradas a partir da Constituição Federal de 1988 que fundamentam a educação escolar indígena no Acre. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e documental, seguindo-se uma abordagem qualitativa. Verificou-se que os documentos oficiais veiculam a valorização dos povos indígenas, de suas línguas e formulação própria de saberes, no entanto, a legislação brasileira que preconiza a garantia desses direitos, é a mesma que os cerceia ao pleno acesso à escola diferenciada em razão dos elementos burocráticos e administrativos que se impõe ao espaço escolar enquanto instituição social construída, em sua integralidade, com base na cultura ocidental. Assim, são muitos os desafios a serem enfrentados para a estruturação do almejado projeto de escola que atenda às necessidades educacionais dos distintos povos indígenas do Acre.

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Biografia do Autor

Leila Tavares Silva do Nascimento, Universidade Federal do Acre - Brasil

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Professora efetiva da educação básica na rede estadual de ensino em Rio Branco, Acre, Brasil.

Lúcia de Fátima Melo, Universidade Federal do Acre - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Professora Associada da Universidade Federal do Acre (UFAC), Rio Branco, Acre, Brasil.

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

NASCIMENTO, L. T. S. do; MELO, L. de F. A política de educação escolar indígena no estado do Acre: entre as margens dos rios e interseccionalidades do saber . Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 1–21, 2024. DOI: 10.14393/REPOD-v14n1a2025-76510. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/76510. Acesso em: 6 jan. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ: "POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO INDÍGENA E QUILOMBOLA: DIÁLOGOS, PRÁTICAS EDUCATIVAS, CONTEXTOS MULTICULTURAIS E PLURALIDADES EPISTEMOLÓGICAS"