Cartografias de Interculturalidade: considerações Epistemológicas em Políticas Educacionais
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v14n1a2025-76508Palavras-chave:
Epistemologias, Interculturalidade, Políticas públicas, EducaçãoResumo
Nosso texto apresenta uma breve comparação entre políticas interculturais brasileiras e mexicanas. Ele é um dos resultados do projeto “Cartografias de Interculturalidade: Dores, Obstáculos, Alegrias, Avanços e Transformações Epistemológicas através das Políticas Educacionais”, realizado através de uma pesquisa pós-doutoral na região mesoamericana mexicana. Trata-se de uma exploração dos resultados da pesquisa, na qual se sistematiza uma topografia sobre a variação entre políticas interculturais. Buscamos ressaltar alguns elementos das políticas interculturais em ambos os países, tentando colaborar no fomento e no refinamento de tais políticas, que são fundamentais para a universidade, a democracia e os territórios. Chamamos a atenção para a dimensão epistemológica presente (ou não) nas políticas interculturais, refletindo no sentido de Spivak (2010), se são possíveis instituições governamentais interculturais.
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