Cartografias de Interculturalidade: considerações Epistemológicas em Políticas Educacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v14n1a2025-76508

Palavras-chave:

Epistemologias, Interculturalidade, Políticas públicas, Educação

Resumo

Nosso texto apresenta uma breve comparação entre políticas interculturais brasileiras e mexicanas. Ele é um dos resultados do projeto “Cartografias de Interculturalidade: Dores, Obstáculos, Alegrias, Avanços e Transformações Epistemológicas através das Políticas Educacionais”, realizado através de uma pesquisa pós-doutoral na região mesoamericana mexicana. Trata-se de uma exploração dos resultados da pesquisa, na qual se sistematiza uma topografia sobre a variação entre políticas interculturais. Buscamos ressaltar alguns elementos das políticas interculturais em ambos os países, tentando colaborar no fomento e no refinamento de tais políticas, que são fundamentais para a universidade, a democracia e os territórios. Chamamos a atenção para a dimensão epistemológica presente (ou não) nas políticas interculturais, refletindo no sentido de Spivak (2010), se são possíveis instituições governamentais interculturais.

Biografia do Autor

  • Alexandre Herbetta, Universidade Federal de Goiás - Brasil

    Doutor. Núcleo Takinahakỹ  de Formação Superior Indígena, Universidade Federal de Goiás (NTFSI-UFG), Goiânia, Goiás, (GO) Brasil.

  • Aurora Badillo Ochoa, Universidad Nacional Autónoma de México - México

    Mestre. Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), Ciudad de México, Estado de México, (CDMX), México.

  • Gregório Huhte Krahô, Universidade Federal de Goiás - Brasil

    Mestre de Cultura Krahô. Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Universidade Federal de Goiás (PPGAS-UFG), Goiânia, Goiás, Brasil.

  • José Cohxyj Krikati, Universidade Federal de Goiás - Brasil

    Mestre de Cultura Krikati. Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Universidade Federal de Goiás (PPGAS-UFG), Goiânia, Goiás, Brasil.

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Publicado

2024-12-31

Edição

Seção

DOSSIÊ: "POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO INDÍGENA E QUILOMBOLA: DIÁLOGOS, PRÁTICAS EDUCATIVAS, CONTEXTOS MULTICULTURAIS E PLURALIDADES EPISTEMOLÓGICAS"

Como Citar

Cartografias de Interculturalidade: considerações Epistemológicas em Políticas Educacionais. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 1–24, 2024. DOI: 10.14393/REPOD-v14n1a2025-76508. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/76508. Acesso em: 27 mar. 2025.