Reflorestando e Indigenalizando o conhecimento
Entrevista: Eliane Boroponepa Monzilar
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v14n1a2025-76502Palavras-chave:
Educação Indígena, Educação Intercultural, Povo Umutina, Povos Tradicionais, Políticas PúblicasResumo
Eliane Boroponepa Monzilar, é primeira mulher indígena doutora em Antropologia pela UnB. No ambiente acadêmico, Eliane percebeu a possibilidade de intensificar a militância em defesa de seu povo e a representatividade de seu lugar de fala. Em sua tese, a indígena agregou suas experiências, desde o processo de escolarização até a trajetória como professora e acadêmica, e apresentou os desafios e avanços da educação indígena na manutenção da cultura Umutina. “O trabalho também traz os saberes e memórias dos anciãos e lideranças, mas principalmente dos indígenas professores, que hoje se tornaram protagonistas de todo esse processo de revitalização e valorização de nossa cultura”. Eliane é professora em uma escola de sua comunidade e, em julho de 2019, tornou-se doutora pela UnB. Por sua trajetória, sabe da importância da educação pautada nos saberes dos povos tradicionais como instrumento para fortalecer sua cultura, fragilizada após os primeiros contatos com não indígenas, no século XX. (UnBNotícias, Serena Veloso, 30/07/2019)
Downloads
Métricas
Referências
MONZILAR, E. B.. A Educação e a Escola do Povo Umutina na Aldeia Umutina. INTERETHNIC@ - Revista De Estudos Em Relações Interétnicas, v. 22, p. 1, 2019. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/interethnica/article/view/20904
MONZILAR, E. B. . Território Umutina: vivências e sustentabilidade. Revista Tecnologia E Sociedade (Online), v. 14, p. 1, 2018. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/7265.
MONZILAR, E. B.. Intercâmbio de saberes: vivências interculturais no contexto da conferência dos povos indígenas do Suriname. Olhares Amazônicos, v. 06, p. 1, 2018.
UnBNotícias/Secom UnB. Serena Veloso, 30/07/2019. Disponível em: https://noticias.unb.br/112-extensao-e-comunidade/3068-professora-do-povo-umutina-e-primeira-mulher-indigena-doutora-em-antropologia-pela-unb.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Educação e Políticas em Debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.