Cultura e Etnomatemática: uma proposta de Ensino através do Takua/Taquary na aldeia Jaguapiré (Povo Kaiowá)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v14n1a2025-76500

Palavras-chave:

Taquary/Takua, Conhecimentos tradicionais, Povo Kaiowá, Etnomatemática

Resumo

Diante da desvalorização da cultura indígena em nosso país, torna-se relevante as tentativas de fortalecimento da tradição indígena, no caso desta pesquisa, do povo Kaiowá na Aldeia Jaguapiré, localizada no município de Tacuru, no Estado do Mato Grosso do Sul. Deste modo, o objetivo deste estudo é a partir da apresentação e descrição do instrumento conhecido como Takua ou Taquary utilizado pelas mulheres nos cantos e nas danças indígenas, conhecidas como Jeroky, apresentar um plano de aula que articula os conhecimentos sobre os sólidos geométricos, figuras planas e os conhecimentos tradicionais sobre o Takua.  Sendo assim, por meio desta pesquisa de caráter qualitativo, realizada a partir de uma observação participante, em que foram entrevistadas duas lideranças mulheres, conhecedoras dos ensinamentos espirituais e construído um plano de aula que articula os saberes culturais Kaiowá e o Ensino de Matemática, tivemos em vista revelar a importância da mulher indígena deste, bem como, que é possível ensinar outras matemáticas através desse artefato espiritual, o que permitiu evidenciar a relevância de se facilitar o ensino e a aprendizagem dos alunos e alunas em sala de aula nos espaços escolares nas comunidades indígenas, por meio da reflexão de sua cultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vionicia Ortiz Fernandes, Universidade Federal da Grande Dourados - Brasil

Graduada em Licenciatura Intercultural Indígena Teko Arandu, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Tacuru, Mato Grosso do Sul (MS), Brasil.

Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro, Universidade Federal da Grande Dourados - Brasil

Doutor em Educação para a Ciência e a Matemática. Professor do Magistério Superior da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados, Mato Grosso do Sul (MS), Brasil.

Bruna Marques Duarte, Secretaria de Educação do Estado do Paraná - Brasil

Doutora em Educação para a Ciência e a Matemática. Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED), Nova Esperança, Paraná (PR), Brasil.

Referências

ABREU, R.R.N.; MAURO, V. F. Os Kaiowá e Guarani e a colonização de seus territórios nas páginas do jornal o progresso de Ponta Porã e Dourados. Perspectivas em diálogo, Naviraí, v.9, n.21, p. 356–368, 2022.

BANIWA, G. O índio brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. 2. ed. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2006.

BENITES, T. A escola na ótica dos Ava Kaiowá: Impactos e interpretações indígenas. Rio de Janeiro, Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2009.

BENITES, E.; SANT’ANA, G. R.; ANTONIO, L.; AGUILLAR, R.; COSTA. R. A experiência do Projeto GATI em terras indígenas. Brasília: IEB, 2016.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 20 de agosto de 2024.

BRASIL. Decreto de 23 de novembro de 1992. Homologa a demarcação administrativa da Área Indígena Jaguapiré, localizada no Estado de Mato Grosso do Sul.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996.

CONSELHO INDIGENISTA MISSIONÁRIO REGIONAL DO MATO GROSSO DO SUL. Conflitos de Direitos sobre as Terras Guarani Kaiowá no Estado do Mato Grosso do Sul. São Paulo: Palas Athenas, 2001.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica editora, 1985.

LOURENÇO, R.; PEREIRA, L.M. Escolarização e reivindicação de uma teoria do conhecimento guarani e kaiowá: interconexões entre o modo de ser indígena – ava reko – e o modo de ser não indígena – karai reko. Rev. Antropol, São Paulo, v.66, p.1-22, 2023.

MINAYO, M. C.S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2009.

OLIVEIRA, M. A. M. Nhande Reko Mbo’e: busca de diálogos entre diferentes sistemas de conhecimentos no contexto das práticas de professores de matemática Guarani e Kaiowá. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020.

PIMENTEL, S.K. Elementos para uma teoria política kaiowá e guarani. São Paulo, Tese de doutorado, Universidade de São Paulo, 2012.

QUIJANO, A. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. Em libro: A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. In: Perspectivas latino-americanas. Edgardo Lander (org.). Colección Sur, CLACSO, Ciudad Autonoma de Buenos Aires, Argentina, 2005. p. 227–278.

REPETTO, M. O Conceito de Interculturalidade: trajetórias e conflitos desde América Latina. TEXTOS E DEBATES, v. 2, p. 69-87, 2019.

REPETTO, M.; DA SILVA, L. J. Experiências inovadoras na formação de professores indígenas a partir do Método Indutivo Intercultural no Brasil. TELLUS, v. 16, p. 39–60, 2016.

RIBEIRO, R. G. T. A Etnomatemática presente em artesanatos e adereços produzidos por uma comunidade indígena Guarani do oeste do Paraná, 174f. Tese (Doutorado em Educação para Ciências e a Matemática) — Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2022.

ROSA, M.; OREY, D. C. Etnomodelagem: a arte de traduzir práticas matemáticas locais. São Paulo: Livraria da Física, 2017.

SOUZA, L. S. O. As Donas do Fogo: política e parentesco nos mundos guarani. 2022. Tese (Doutorado em Antropologia Social) — Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022. DOI: http://doi.org/10.11606/T.8.2022.tde-17022023-161454.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: A pesquisa qualitativa em educação. São Paulo, SP: Atlas, 1987.

Publicado

2024-12-31

Como Citar

FERNANDES, V. O.; RIBEIRO, R. G. T.; DUARTE, B. M. Cultura e Etnomatemática: uma proposta de Ensino através do Takua/Taquary na aldeia Jaguapiré (Povo Kaiowá). Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 1–21, 2024. DOI: 10.14393/REPOD-v14n1a2025-76500. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/76500. Acesso em: 6 jan. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ: "POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO INDÍGENA E QUILOMBOLA: DIÁLOGOS, PRÁTICAS EDUCATIVAS, CONTEXTOS MULTICULTURAIS E PLURALIDADES EPISTEMOLÓGICAS"