Educação Escolar Quilombola e Indígena no Brasil: contextos, redes e perspectivas

Apresentação do Dossiê

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v14n1a2025-76499

Palavras-chave:

Educação Escolar Quilombola e Indígena no Brasil, Contextos, Redes, Perspectivas

Resumo

A educação escolar quilombola e indígena no decorrer da história da educação no Brasil sempre esteve vinculada a uma realidade de precariedade, empobrecimento, negação do respeito ao direito de suas especificidades e particularidades. No século XX, a partir dos princípios trazidos na Constituição Federal de 1988, relacionados a educação escolar, vislumbra-se possibilidades para a instalação de maior investimento, respeito as especificidades, construção de propostas pedagógicas que dialoguem com a realidade dos povos indígenas e quilombolas.  A partir daí se cria um elenco de políticas educacionais específicas nessa direção - diretrizes curriculares são aprovadas, surgem financiamentos para investimento nas escolas indígenas e quilombolas, formação de professores e professoras, há a consideração da educação intercultural, e em algumas cidades melhorias nas infraestruturas das escolas, dentre outras conquistas.

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Biografia do Autor

Andréia Rosalina Silva, Universidade de São Paulo - Brasil

Pós doutora em Psicologia Social e do Trabalho. Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP/USP), São Paulo, SP.

Ana Lídia Cardoso do Nascimento, Universidade Federal Rural da Amazônia - Brasil

Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Doutora em Ciências/Área de concentração Socioambiental/UFPA-NAEA. Pós-doutora em Antropologia Social.

Cairo Mohamad Ibrahim Katrib, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

Doutor em História Cultural. Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, Minas Gerais, (MG) Brasil.

Referências

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

SILVA, A. R.; NASCIMENTO, A. L. C. do; KATRIB, C. M. I. Educação Escolar Quilombola e Indígena no Brasil: contextos, redes e perspectivas: Apresentação do Dossiê . Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 1–10, 2024. DOI: 10.14393/REPOD-v14n1a2025-76499. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/76499. Acesso em: 6 jan. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ: "POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO INDÍGENA E QUILOMBOLA: DIÁLOGOS, PRÁTICAS EDUCATIVAS, CONTEXTOS MULTICULTURAIS E PLURALIDADES EPISTEMOLÓGICAS"