Desenvolvimento Profissional Docente e Educação Médica no Brasil: acepções, contradições e reverberações do Processo de Bolonha
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v14n2a2025-74797Palavras-chave:
Processo de Bolonha, Docência universitária, Desenvolvimento profissional docente, Educação MédicaResumo
Este artigo, oriundo de uma pesquisa de doutorado realizada a partir de uma parceria entre universidades públicas brasileira e italiana, tem como objetivo ampliar a discussão sobre as acepções, contradições e reverberações do processo de Bolonha (PB) na educação médica brasileira, especialmente quanto aos aspectos didático-pedagógicos que influenciam a atividade docente no processo de ensino-aprendizagem, e sua relação com o desenvolvimento profissional docente. Instituído para atender as necessidades de modernização da educação superior europeia, o PB se alinha aos interesses do capital e da ideologia neoliberal, investindo na concepção de formação profissional para competências, orientadas para as demandas do mercado de trabalho. Esse modelo de educação tem esvaziado as dimensões sociais, culturais, valorativas e políticas relativas à formação e ao ensino. Apesar disso, tem ascendido um novo paradigma de ensino-aprendizagem e de docência universitária, ancorados em formas mais ativas de construção do conhecimento. Para atender às novas exigências, torna-se imprescindível a promoção da aprendizagem da docência em espaços institucionais genuínos de desenvolvimento profissional docente.
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