Parceria público-privada e empreendedorismo:implicações para a gestão educacional
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v14n2a2025-74696Palavras-chave:
Gestão Educacional, Parceria público-privada, Privatização, Think tanksResumo
O texto mapeia as interferências da relação público-privada nas políticas educacionais e no processo de democratização da educação pública. De forma específica, busca apresentar uma síntese dos trabalhos realizados por nosso grupo de pesquisa o qual analisa a disseminação de projetos e de políticas para as diferentes etapas e modalidades da educação pública, que ocorrem pela via das parcerias público-privadas, filantropia e privatizações. Analisa, ainda, a proposta de empreendedorismo do think tank Endeavor e delimita os pressupostos políticos e ideológicos e as implicações para a educação básica pública. Partindo da concepção epistemológica do materialismo histórico-dialético, o artigo, de cunho qualitativo, é desenvolvido a partir de pesquisa bibliográfica e análise documental. Conclui que os think tanks, que atuam numa perspectiva neoliberal e/ou neoconservadora, têm conseguido êxito no sentido de difundir suas ideias e influenciar no conteúdo da política e da gestão educacional.
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