O Currículo Referência de Minas Gerais e a Educação Física: entre novos e velhos desencontros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v14n2a2025-74428

Palavras-chave:

Política Educacional, Educação Básica, Educação Física Escolar, Currículo

Resumo

A pesquisa teve por objetivo analisar o Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG) e, de forma específica, a configuração do componente curricular Educação Física para o Ensino Fundamental. Buscou-se a compreensão e a análise do histórico de lançamento do CRMG, assim como os principais embasamentos teórico-metodológicos apresentados pelo currículo. Foram analisados os documentos e as articulações entre o CRMG e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A teoria do conhecimento que orientou esse processo foi o materialismo histórico-dialético, como forma de apreender os movimentos do real e realizar a análise concreta das políticas educacionais, em voga, no período das aprovações e das implementações dessas políticas curriculares. Foram constatadas similaridades entre o CRMG e a BNCC, revelando o direcionamento das políticas educacionais brasileiras no período analisado. Por fim, também foi possível notar a fragilidade teórico-metodológica na proposta para a Educação Física no CRMG.

Biografia do Autor

  • Rebeca Signorelli Miguel, Universidade Estadual de Campinas - Brasil

    Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas-SP, Brasil. 

  • Bruno Modesto Silvestre, Universidade de Pernambuco - Brasil

    Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Universidade de Pernambuco (UPE), Recife, PE, Brasil.

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Agradecimento:

Pesquisa realizada por meio do Edital PROPPG nº10/2022 do Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

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Publicado

2025-07-06

Edição

Seção

DEMANDA CONTÍNUA

Como Citar

SIGNORELLI MIGUEL, Rebeca; SILVESTRE, Bruno Modesto. O Currículo Referência de Minas Gerais e a Educação Física: entre novos e velhos desencontros. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 1–21, 2025. DOI: 10.14393/REPOD-v14n2a2025-74428. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/74428. Acesso em: 14 jul. 2025.