O Reconhecimento das qualificações relacionadas ao Ensino Superior na América Latina e no Caribe a partir da vigência do Novo Acordo Regional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v13n2a2024-73311

Palavras-chave:

Acordo, Reconhecimento de qualificações, Educação superior, América Latina e Caribe

Resumo

Este trabalho aborda a questão do reconhecimento das qualificações relativas ao ensino superior a partir do impulso provocado pela UNESCO na revisão das seis convenções regionais vigentes no momento da aprovação de sua estratégia para o período 2014-2021. Por isso, definimos como objeto de estudo a nova Convenção Regional sobre Reconhecimento de Estudos, Títulos e Diplomas de Ensino Superior na América Latina e no Caribe, adotada na Cidade Autônoma de Buenos Aires em julho de 2019, entrada em vigor durante o ano de 2022.A novidade do instrumento internacional analisado, face à falta de estudos, justifica esta pesquisa. No desenvolvimento deste trabalho é analisada a sociedade do conhecimento no contexto para a internacionalização do ensino superior, e, a partir desta perspectiva, é incorporada uma análise destas convenções de segunda geração a fim de especificar condições, requisitos, instâncias e alcances do conceito do reconhecimento das qualificações relativas ao ensino superior na atualidade. O estudo da nova convenção permite demonstrar a perspectiva do reconhecimento centrada nas pessoas, consequência do entendimento da educação como direito humano, bem público e responsabilidade dos Estados, o que o que nos faz observar o conceito do reconhecimento de qualificações a partir da perspectiva dos direitos humanos, deixando de lado uma visão vinculada apenas aos aspectos processuais e operacionais na América Latina e no Caribe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Paulo Andrés Falcon, Universidad de la Ciudad de Buenos Aires - Argentina

Doctor en Humanidades por la Universidad Nacional de Tucumán (UNT). Rector Universidad CAECE. Buenos Aires. Argentina. Profesor en la UNT y la Universidad de la Ciudad de Buenos Aires.

Referências

Altbach, P.G., Reisberg, L. y Rumbley, L.E. (2009) Trends in Global Higher Education: Tracking an Academic revolution. Report for UNESCO 2009 WCHE. París: UNESCO.

Biasco, Emilio, “Reválidas de títulos y asignaturas y acreditación de instituciones de educación superior” (con especial referencia al Mercosur), disponible en www.ccee.edu.uy.

CINDA. Reconocimiento y Convalidación de Estudios Superiores y Títulos Profesionales en América Latina y el Caribe (1998). Colección Gestión Universitaria ISBN: 956-7106-34-7 Inscripción N° 106.930 agosto de 1998.

Clasificación Internacional Normalizada de la Educación (CINE 2011). Publicada en 2013 por el Instituto de Estadística de la UNESCO. Disponible en http://unesdoc.unesco.org/images/0022/002207/220782s.pdf

Falcón Paulo Andrés (2019). Recopilador. Normativa de Gestión Universitaria. Recopilación 2016-2019. Dirección Nacional de Gestión y Fiscalización Universitaria. Editorial Ministerio Educación de la Nación. Argentina.

Falcón Paulo Andrés (2022). La universidad, sus carreras y titulaciones. Evolución, presente y desafíos del sistema de títulos universitarios en la Argentina. Editorial: EUDEBA.

González Ávila, L. y Vargas, F. (2020) Inventario analítico de experiencias de construcción e implementación de marcos de cualificaciones en América Latina. Centro Interamericano para el Desarrollo del Conocimiento en la Formación Profesional de la Organización Internacional del Trabajo [OIT CINTERFOR].

https://www.oitcinterfor.org/node/7984https://www.oitcinterfor.org/node/7984

IESALC-UNESCO. Declaración de la II Conferencia Regional de Educación Superior. Cartagena de Indias 2008.

IESALC-UNESCO. Declaración de la III Conferencia Regional de Educación Superior. Córdoba 2018.

IESALC-UNESCO. Acuerdos Primera y Segunda Reunión Regional Intergubernamental de Consulta. Argentina 2018.

IESALC-UNESCO. Convenio Regional de Reconocimiento de Estudios, Títulos y Diplomas de Educación Superior en América Latina y el Caribe, adoptado en la Ciudad Autónoma de Buenos Aires en fecha de 13 de julio de 2019. https://www.unesco.org/en/legal-affairs/regional-convention-recognition-studies-diplomas-and-degrees-higher-education-latin-america-and-0

Tuck, R. (2007) “An Introductory Guide to National Qualifications. Conceptual an Practical Issues for Policy Makers”. International Labour Organization, Suiza.

UNESCO (1993). Recomendación sobre la Convalidación de los Estudios, Títulos y Diplomas de Enseñanza Superior. https://www.unesco.org/es/legal-affairs/recommendation-recognition-studies-and-qualifications-higher-education

UNESCO (2005). “Informe Mundial de la UNESCO: Hacia las Sociedades del Conocimiento”. París: Ediciones UNESCO. http://unesdoc.unesco.org/images/0014/00 1419/141908s.pdf

UNESCO (2019). Convención Mundial sobre el Reconocimiento de las Cualificaciones relativas a la Educación Superior. https://www.unesco.org/es/legal-affairs/global-convention-recognition-qualifications-concerning-higher-education

Recursos en Internet

http://www.unesco.org

http://www.iesalc.unesco.org.ve

Publicado

2024-04-29

Como Citar

FALCON, P. A. O Reconhecimento das qualificações relacionadas ao Ensino Superior na América Latina e no Caribe a partir da vigência do Novo Acordo Regional. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 1–19, 2024. DOI: 10.14393/REPOD-v13n2a2024-73311. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/73311. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - “INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: TENDÊNCIAS GLOBAIS E DESAFIOS NACIONAIS”