O Reconhecimento das qualificações relacionadas ao Ensino Superior na América Latina e no Caribe a partir da vigência do Novo Acordo Regional
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v13n2a2024-73311Palavras-chave:
Acordo, Reconhecimento de qualificações, Educação superior, América Latina e CaribeResumo
Este trabalho aborda a questão do reconhecimento das qualificações relativas ao ensino superior a partir do impulso provocado pela UNESCO na revisão das seis convenções regionais vigentes no momento da aprovação de sua estratégia para o período 2014-2021. Por isso, definimos como objeto de estudo a nova Convenção Regional sobre Reconhecimento de Estudos, Títulos e Diplomas de Ensino Superior na América Latina e no Caribe, adotada na Cidade Autônoma de Buenos Aires em julho de 2019, entrada em vigor durante o ano de 2022.A novidade do instrumento internacional analisado, face à falta de estudos, justifica esta pesquisa. No desenvolvimento deste trabalho é analisada a sociedade do conhecimento no contexto para a internacionalização do ensino superior, e, a partir desta perspectiva, é incorporada uma análise destas convenções de segunda geração a fim de especificar condições, requisitos, instâncias e alcances do conceito do reconhecimento das qualificações relativas ao ensino superior na atualidade. O estudo da nova convenção permite demonstrar a perspectiva do reconhecimento centrada nas pessoas, consequência do entendimento da educação como direito humano, bem público e responsabilidade dos Estados, o que o que nos faz observar o conceito do reconhecimento de qualificações a partir da perspectiva dos direitos humanos, deixando de lado uma visão vinculada apenas aos aspectos processuais e operacionais na América Latina e no Caribe.
Downloads
Métricas
Referências
Altbach, P.G., Reisberg, L. y Rumbley, L.E. (2009) Trends in Global Higher Education: Tracking an Academic revolution. Report for UNESCO 2009 WCHE. París: UNESCO.
Biasco, Emilio, “Reválidas de títulos y asignaturas y acreditación de instituciones de educación superior” (con especial referencia al Mercosur), disponible en www.ccee.edu.uy.
CINDA. Reconocimiento y Convalidación de Estudios Superiores y Títulos Profesionales en América Latina y el Caribe (1998). Colección Gestión Universitaria ISBN: 956-7106-34-7 Inscripción N° 106.930 agosto de 1998.
Clasificación Internacional Normalizada de la Educación (CINE 2011). Publicada en 2013 por el Instituto de Estadística de la UNESCO. Disponible en http://unesdoc.unesco.org/images/0022/002207/220782s.pdf
Falcón Paulo Andrés (2019). Recopilador. Normativa de Gestión Universitaria. Recopilación 2016-2019. Dirección Nacional de Gestión y Fiscalización Universitaria. Editorial Ministerio Educación de la Nación. Argentina.
Falcón Paulo Andrés (2022). La universidad, sus carreras y titulaciones. Evolución, presente y desafíos del sistema de títulos universitarios en la Argentina. Editorial: EUDEBA.
González Ávila, L. y Vargas, F. (2020) Inventario analítico de experiencias de construcción e implementación de marcos de cualificaciones en América Latina. Centro Interamericano para el Desarrollo del Conocimiento en la Formación Profesional de la Organización Internacional del Trabajo [OIT CINTERFOR].
https://www.oitcinterfor.org/node/7984https://www.oitcinterfor.org/node/7984
IESALC-UNESCO. Declaración de la II Conferencia Regional de Educación Superior. Cartagena de Indias 2008.
IESALC-UNESCO. Declaración de la III Conferencia Regional de Educación Superior. Córdoba 2018.
IESALC-UNESCO. Acuerdos Primera y Segunda Reunión Regional Intergubernamental de Consulta. Argentina 2018.
IESALC-UNESCO. Convenio Regional de Reconocimiento de Estudios, Títulos y Diplomas de Educación Superior en América Latina y el Caribe, adoptado en la Ciudad Autónoma de Buenos Aires en fecha de 13 de julio de 2019. https://www.unesco.org/en/legal-affairs/regional-convention-recognition-studies-diplomas-and-degrees-higher-education-latin-america-and-0
Tuck, R. (2007) “An Introductory Guide to National Qualifications. Conceptual an Practical Issues for Policy Makers”. International Labour Organization, Suiza.
UNESCO (1993). Recomendación sobre la Convalidación de los Estudios, Títulos y Diplomas de Enseñanza Superior. https://www.unesco.org/es/legal-affairs/recommendation-recognition-studies-and-qualifications-higher-education
UNESCO (2005). “Informe Mundial de la UNESCO: Hacia las Sociedades del Conocimiento”. París: Ediciones UNESCO. http://unesdoc.unesco.org/images/0014/00 1419/141908s.pdf
UNESCO (2019). Convención Mundial sobre el Reconocimiento de las Cualificaciones relativas a la Educación Superior. https://www.unesco.org/es/legal-affairs/global-convention-recognition-qualifications-concerning-higher-education
Recursos en Internet
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Educação e Políticas em Debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.