Políticas de internacionalização da educação: olhares multidimensionais

Editorial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v13n2a2024-73274

Palavras-chave:

Políticas de internacionalização, Educação, Olhares multidimensionais

Resumo

Internacionalização, Globalização e Mundialização são categorias analíticas que guardam complexidades, singularidades e similaridades. A epígrafe acima, extraída dos escritos do notável geógrafo brasileiro, Mílton Santos, coloca em evidência um dos aspectos que garantem o elo comum entre os mencionados fenômenos: seu caráter não reificado e, portanto, substantivado nas relações sociais com as demandas de quem constrói o espaço geográfico. Historicamente, dimensões espaciais e geográficas tiveram importante papel no processo de acumulação do capital conduzidas por grupos hegemônicos. Karl Marx e Friedrich Engels, há 176 anos, analisaram com precisão as metamorfoses ensejadas pelos novos mercados financeiros e de consumo, permitindo a acumulação capitalista de forma cosmopolita, por meio de fluxos integradores e da flexibilidade geo-política do mundo:

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Vieira Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Brasil

Presidente da Comissão Editorial da Revista Educação e Políticas em Debate. Pós-doutorado em Educação. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal. Rio Grande do Norte. Brasil.

Vilma Aparecida de Souza, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

Editora adjunta da Comissão Editorial da Revista Educação e Políticas em Debate. Doutora em Educação pela UFU. Membro do Grupo de Pesquisa Polis, Políticas Educação e Cidadania –UFU. Professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Raquel Aparecida Souza, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

Editora adjunta da Comissão Editorial da Revista Educação e Políticas em Debate. Doutora em Educação pela Universidade de Brasília.  Docente da Universidade Federal de Uberlândia, campus Pontal, no curso de Pedagogia, Ituiutaba, Minas Gerais, Brasil.

Leonice Matilde Richter, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

Presidente da Comissão Editorial da Revista Educação e Políticas em Debate.  Doutora em Educação pela UFU. Professora associada de Políticas e Gestão da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Referências

BECK, U.. ¿Que es laglobalización? Falaciasdel globalismo, respuestas a laglobalización España: Paidós, 1998.

IANNI, O.. Era do globalismo Rio de Janeiro: Civ. Brasileira, 1996.

MARX, K.; ENGELS, F..Manifesto do partido comunista. São Paulo: Editorial Boitempo, 1998.

SANTOS CLEMENTE, F. A.; COSTA MOROSINI, M. . (2021). Internacionalização e/ou interculturalidade athome?. Linguagens, Educação E Sociedade, (47), 83-108, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.26694/les.v0i47.10193. Acesso em 05-03-2024

SANTOS, M. Por uma outra globalização - do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2017.

SANTOS, T. S. dos S..Globalização e exclusão: a dialética da mundialização do capital. https://www.scielo.br/j/soc/a/3ZxzcsL7YLskmzn8yLFyCDy/. Acesso em 05-03-2024

Downloads

Publicado

2024-04-29

Como Citar

SILVA, M. V.; SOUZA, V. A. de; SOUZA, R. A.; RICHTER, L. M. Políticas de internacionalização da educação: olhares multidimensionais: Editorial. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 1–10, 2024. DOI: 10.14393/REPOD-v13n2a2024-73274. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/73274. Acesso em: 20 jul. 2024.

Edição

Seção

EDITORIAL