Internacionalização da educação superior no Brasil: presença de estudantes estrangeiros matriculados em curso de graduação em 2022

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v13n2a2024-72282

Palavras-chave:

Educação superior, Internacionalização da educação, Mobilidade estudantil, Censo da Educação Superior, Sinaes

Resumo

O estudo analisa os dados do Censo da Educação Superior Brasileira de 2022 a respeito da presença de estudantes estrangeiros na graduação e seus países de origem, com o objetivo de discutir a internacionalização das instituições de educação superior (IES) no país. Dados coletados no Questionário do Estudante do Enade 2021 também são analisados, para se discutir em que medida as ações de internacionalização das IES brasileiras são mensuradas em instrumentos da política avaliativa do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Por fim, discute-se a forma como a internacionalização aparece no instrumento de avaliação institucional externa, principal forma em vigência de indução de qualidade no sistema brasileiro de educação superior. Constata-se uma baixa presença de estudantes estrangeiros se graduando no Brasil, pouca articulação entre o que é medido no censo e o que é esperado como qualidade na avaliação externa, e a inexistência de estatísticas oficiais a respeito da mobilidade estudantil para fora na graduação.

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Biografia do Autor

José Vieira de Sousa, Universidade de Brasília - Brasil

Doutor em Sociologia. Universidade de Brasília (professor titular). Brasília, DF, Brasil.

Edson Machado de Sousa Filho, Universidade de Brasília - Brasil

Bacharel em Administração de Empresas. Universidade de Brasília (mestrando em Educação). Brasília, DF, Brasil.

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Publicado

2024-04-29

Como Citar

SOUSA, J. V. de; SOUSA FILHO, E. M. de. Internacionalização da educação superior no Brasil: presença de estudantes estrangeiros matriculados em curso de graduação em 2022. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 1–21, 2024. DOI: 10.14393/REPOD-v13n2a2024-72282. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/72282. Acesso em: 20 jul. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - “INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: TENDÊNCIAS GLOBAIS E DESAFIOS NACIONAIS”