O currículo escolar no contexto de cumprimento das medidas socioeducativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v14n1a2025-72133

Palavras-chave:

Currículo Escolar, Medidas Socioeducativas, Diretrizes Educacionais

Resumo

O estudo tem como pretensão apresentar as características principais e a função do currículo escolar, bem como sua conceituação e implicações no espaço educativo, dando um foco especial ao currículo escolar proposto para as instituições educadoras que atendem aos adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas em decorrência da prática de atos infracionais. A problemática se fundamenta no questionamento: como deve ser o currículo escolar para atender as especificidades do ensino e da aprendizagem para educandos que cumprem medidas socioeducativas? A metodologia da pesquisa baseia-se em uma revisão bibliográfica, de caráter qualitativo, contemplando as legislações educacionais que se propõem a orientação sobre o desenvolvimento do currículo escolar no atendimento a adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas. E por fim, é necessário que, os currículos escolares estejam sensíveis e organizados ao acolhimento educacional dos educandos em cumprimento de medidas socioeducativas.

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Biografia do Autor

Hosmária Aparecida Souza Aguiar Maia, Universidade Estadual de Montes Claros - Brasil

Mestre em Educação. Centro Socioeducativo Montes Claros/ CSEMC, Analista Executivo de Defesa Social/ Pedagoga, Montes Claros, Minas Gerais (MG) Brasil.

Hugo Barbosa de Paulo, Universidade Estadual de Montes Claros - Brasil

Mestre em Educação. Centro Socioeducativo Montes Claros/CSEMC, Assistente Executivo de Defesa Social/Educacional, Montes Claros/MG, Brasil.

Zilmar Gonçalves Santos, Universidade Estadual de Montes Claros - Brasil

Doutora em Ciências Sociais. Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes, Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Unimontes. Montes Claros, Minas Gerais (MG), Brasil.

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

MAIA, H. A. S. A.; PAULO, H. B. de; SANTOS, Z. G. O currículo escolar no contexto de cumprimento das medidas socioeducativas. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 1–18, 2024. DOI: 10.14393/REPOD-v14n1a2025-72133. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/72133. Acesso em: 6 jan. 2025.

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