Perspectivas de formação continuada no Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores da Educação Básica no Canadá/2019 - entre o real e o oficial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v13n2a2024-70631

Palavras-chave:

Cooperação Internacional, Formação Continuada, Políticas Públicas

Resumo

Esse artigo traz algumas considerações categoriais destacadas em uma análise documental e em um levantamento de dados realizado por meio de um questionário aplicado a 25 professores de todo o Brasil que participaram do Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores de Educação Básica no Canadá no ano de 2019. Observando o edital nº3/2019 da CAPES, os documentos orientadores da proposta enviados pela CICan (Colleges and Institutes Canada) e os aspectos empíricos apresentados pelos participantes do programa, essa investigação busca compreender as perspectivas de formação continuada presentes entre os documentos oficiais do Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores da Educação Básica no Canadá e a realidade vivida pelos professores participantes no edital CAPES 3/2019.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Leonardo Bezerra do Carmo, Universidade de Brasília - Brasil

Mestre em educação, Universidade de Brasília - UnB; doutorando em educação, Universidade de Brasília - UnB; Brasília/DF/Brasil.

Kátia Curado, Universidade de Brasília - Brasil

Doutora em educação; Professora Associada III, Universidade de Brasília; Brasília/Distrito Federal/Brasil.

Referências

AGUIAR e OZELLA, W. M. J. e S. Núcleos de significação como instrumento. Psicol. cienc. prof. [online]. 2006, vol.26, n.2, pp.222-245. Disponível em: http://ref.scielo.org/ddnpgw. Acesso em: jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/s1414-98932006000200006

AGUIAR, SOARES e MACHADO. W. M. J., J. R. e V. C. Núcleos de Significação: um proposta histórico-dialética de apreensão das significações. Cadernos de Pesquisa [online]. São Paulo, n. 155, v. 45, pp. 56-75. Jan/mar. 2015. Disponível em: http://ref.scielo.org/zgwvqg. Acesso em: jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/198053142818

BASSO, I. S. Significado e sentido do trabalho docente. Cad. CEDES, Campinas, v. 19, n. 44, abr. 1998. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/Sc7BRSNfgRFsvLMyYTP9Fzf/ Acesso em: jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/s0101-32621998000100003

BRASIL. Ministério da Educação. Edital nº 3, de 2019. Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores da Educação Básica no Canadá do Acordo de Cooperação entre a CAPES e o Colleges and Institutes Canada – CICan. Brasília, DF: CAPES, 17 de janeiro de 2019. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/06012020VersaoFinalEdital312019.pdf . Acesso em: Dez. 2020.

CAMPOS, S. de; PESSOA, V. I. F. Discutindo a formação de professoras e de professores com Donald Schön. In GERALDI, C. M. G.; FIORENTINI, D.; PEREIRA, E. M. de A (Orgs.). Cartografias do trabalho docente: professor pesquisador. Campinas: Mercado das Letras, 1998. p. 183-206.

FREITAS, H. C. L. Novas políticas de formação: da concepção negada à concepção consentida. In: BARBOSA, R. L. L (Org.). Trajetórias e perspectivas da formação de educadores. São Paulo: Editora UNESP, 2004. DOI: https://doi.org/10.7476/9788539303434

LIMONTA, S. V. Currículo e formação de professores: um estudo da proposta curricular do curso de pedagogia da Universidade Estadual de Goiás. Tese de doutorado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Faculdade de Educação. Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2009. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/6/o/Tese%20Sandra%20Valria%20Limonta.pdf?1324613352 Acesso em: jan. 2021.

MAZZA, D. Intercâmbios acadêmicos internacionais: bolsas Capes, CNPq e Fapesp. Cadernos de Pesquisa vol.39 no.137 São Paulo Maio/Aug. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/h9L4fwTBQSHS5Nz7h65KSKN/?lang=pt Acesso em: jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/s0100-15742009000200010

PIMENTA, Selma Garrido. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2008. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/001237565 Acesso em: jan. 2021.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: aproximações. 10 ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2008.

SCHÖN, D. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 256 p, 2000.

SILVA, K. A. C. P. C. A formação de professores na perspectiva crítico-emancipadora. In: Linhas Críticas: Revista da Faculdade de Educação. Universidade de Brasília: FE/UnB, 2011. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3668 Acesso em: jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v17i32.3668

SOARES, J. R.; AGUIAR, W. M. J. A dialética essência/aparência da atividade do professor: em busca do real da atividade realizada. In: X Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, Maringá, 2011. Anais, Maringá: 2011. Disponível em: http://newpsi.bvs-psi.org.br/eventos/x_conpe.pdf Acesso em: jan. 2021.

ZEICHNER, Kenneth M. A formação reflexiva de professores: ideias e práticas. Lisboa: Educa, 1993. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/3704 Acesso: jan. 2021.

Downloads

Publicado

2024-04-29

Como Citar

CARMO, L. B. do; SILVA, K. A. C. P. C. da. Perspectivas de formação continuada no Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores da Educação Básica no Canadá/2019 - entre o real e o oficial. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 1–15, 2024. DOI: 10.14393/REPOD-v13n2a2024-70631. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/70631. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - “INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: TENDÊNCIAS GLOBAIS E DESAFIOS NACIONAIS”