Perspectivas de formação continuada no Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores da Educação Básica no Canadá/2019 - entre o real e o oficial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v13n2a2024-70631

Palavras-chave:

Cooperação Internacional, Formação Continuada, Políticas Públicas

Resumo

Esse artigo traz algumas considerações categoriais destacadas em uma análise documental e em um levantamento de dados realizado por meio de um questionário aplicado a 25 professores de todo o Brasil que participaram do Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores de Educação Básica no Canadá no ano de 2019. Observando o edital nº3/2019 da CAPES, os documentos orientadores da proposta enviados pela CICan (Colleges and Institutes Canada) e os aspectos empíricos apresentados pelos participantes do programa, essa investigação busca compreender as perspectivas de formação continuada presentes entre os documentos oficiais do Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores da Educação Básica no Canadá e a realidade vivida pelos professores participantes no edital CAPES 3/2019.

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Biografia do Autor

Leonardo Bezerra do Carmo, Universidade de Brasília - Brasil

Mestre em educação, Universidade de Brasília - UnB; doutorando em educação, Universidade de Brasília - UnB; Brasília/DF/Brasil.

Kátia Curado, Universidade de Brasília - Brasil

Doutora em educação; Professora Associada III, Universidade de Brasília; Brasília/Distrito Federal/Brasil.

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Publicado

2024-04-29

Como Citar

CARMO, L. B. do; SILVA, K. A. C. P. C. da. Perspectivas de formação continuada no Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores da Educação Básica no Canadá/2019 - entre o real e o oficial. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 1–15, 2024. DOI: 10.14393/REPOD-v13n2a2024-70631. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/70631. Acesso em: 24 jul. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - “INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: TENDÊNCIAS GLOBAIS E DESAFIOS NACIONAIS”