Banco Mundial e OCDE como profetas de internacionalização da Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v13n2a2024-70561

Palavras-chave:

Internacionalização da Educação Básica, Educação Básica, Banco Mundial e OCDE, Política Educacional, Ensino Médio - Lei 13.415/2017

Resumo

O presente artigo situa o Banco Mundial e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico como profetas de um tipo de internacionalização e busca evidenciar as convergências com as políticas para a educação básica pública no Brasil. Tem como objetivo contribuir com as discussões sobre formas de internacionalização da educação básica, com o propósito de destacar suas manifestações e expressões no ensino médio, à luz do materialismo histórico e dialético. Parte-se da análise documental para apreender na produção científica, na legislação educacional e no empréstimo aprovado entre Banco Mundial e Brasil para implementação do Novo Ensino Médio – Lei nº 13.415/2017, os artifícios que encobrem os interesses dos governos e agentes externos. Constatam-se alinhamentos e estreita vinculação entre proposições dos organismos internacionais e do governo federal para a educação básica, e que a atuação de empresas, fundações e institutos privados ocultam formas de privatização, diluem direitos sociais e favorecem os imperativos da acumulação capitalista.

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Biografia do Autor

Maria Abádia da Silva, Universidade de Brasília - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade de Campinas - Unicamp. Professora Titular em Política Educacional da Universidade de Brasília - UnB. Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Alexandre Marinho Pimenta, Universidade de Brasília - Brasil

Doutorando em Educação pela Universidade de Brasília - UnB. Brasília, Distrito Federal, Brasil.

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Publicado

2024-04-29

Como Citar

SILVA, M. A. da; PIMENTA, A. M. Banco Mundial e OCDE como profetas de internacionalização da Educação Básica. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 1–19, 2024. DOI: 10.14393/REPOD-v13n2a2024-70561. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/70561. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - “INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: TENDÊNCIAS GLOBAIS E DESAFIOS NACIONAIS”