Acessibilidade nas Instituições Federais de Educação Superior: uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v12n3a2023-70009

Palavras-chave:

Educação Especial, Inclusão, Acessibilidade, Educação Superior

Resumo

Este trabalho teve o objetivo de identificar o que a literatura tem apresentado sobre acessibilidade em Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) e discutir esses dados com a legislação federal vigente. Foi realizada uma na base “Periódicos Capes”, resultando em um banco final de dez artigos. A partir dos estudos selecionados, pode-se concluir que ainda existe muito a ser feito, apesar dos avanços consideráveis na legislação nos últimos anos. Os resultados mostram que ainda existem problemas em relação à acessibilidade arquitetônica nas Ifes, mesmo esta dimensão sendo uma das mais evidenciadas nos estudos. Além disso, a acessibilidade atitudinal continua sendo um dos maiores desafios, requerendo formação e conscientização de toda a comunidade universitária. A fragilidade encontrada na acessibilidade atitudinal pode dificultar o reconhecimento amplo do direito à educação de todos os estudantes, conforme garantido pela legislação, entravando ou não promovendo ações que ampliem a remoção de barreiras no Ensino Superior.

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Biografia do Autor

Alessandra Daniele Messali Picharillo, Universidade Federal de São Carlos - Brasil

Mestre em Educação Especial. Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo, Brasil.

Ailton Barcelos da Costa, Universidade Federal de São Carlos - Brasil

Doutor em Educação Especial. Universidade Federal de São Carlos (Bolsista de Pós-Doutorado Júnior – CNPq e Docente Voluntário do Departamento de Psicologia), São Carlos, São Paulo, Brasil.

Nassim Chamel Elias, Universidade Federal de São Carlos - Brasil

Doutor em Educação Especial, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo, Brasil.

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Publicado

2023-07-12

Como Citar

PICHARILLO, A. D. M.; COSTA, A. B. da; ELIAS, N. C. Acessibilidade nas Instituições Federais de Educação Superior: uma revisão sistemática . Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 1247–1263, 2023. DOI: 10.14393/REPOD-v12n3a2023-70009. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/70009. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - POLÍTICAS PÚBLICAS LUSO-BRASILEIRAS DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO PARA PESSORAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR