Educação Especial e Inclusiva em Portugal: com a palavra a Diretora dos Serviços de Educação Especial e Apoio Socioeducativo. Entrevista: Filomena Pereira
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v12n3a2023-69996Palavras-chave:
Política Educacional, Educação Especial, Educação Inclusiva, Formação de professoresResumo
A entrevista, realizada com a Diretora dos Serviços de Educação Especial e Apoio Socioeducativo da Direção Geral de Educação de Portugal, apresenta sua trajetória acadêmica e profissional, principalmente na área da Educação Especial e Inclusiva e um breve histórico do percurso da Educação Especial no país. Com participação relevante na formulação de legislações sobre a área, desde 1994 Filomena tem estado regularmente envolvida como representante do Ministério da Educação de Portugal e em vários Grupos de Trabalho da União Europeia que lidam com a temática. Filomena relata como ocorre, em Portugal, a formação de professores para atuar na perspectiva da educação inclusiva e finaliza a entrevista compartilhando sua visão de como os países deveriam pensar uma educação por esta ótica.
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Referências
PORTUGAL. Decreto-Lei n.º 249/92, de 9 de novembro. Estabelece o regime jurídico da formação contínua de professores da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário. Disponível em: https://dre.pt/dre/detalhe/decreto-lei/249-1992-676050. Acesso em: 14 de maio de 2023.
PORTUGAL. Decreto-Lei n.º 3/2008, de 7 de janeiro. Define os apoios especializados a prestar na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário dos sectores público, particular e cooperativo. Disponível em: https://dre.pt/dre/detalhe/decreto-lei/3-2008-386871. Acesso em: 14 de maio de 2023.
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