Apresentação - Dossiê: “Estado e Políticas Educacionais na América Latina: configurações atuais”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v12n2a2023-69396

Palavras-chave:

Estado, Políticas Educacionais, América Latina

Resumo

No tempo presente, uma das retóricas mais difundidas atribui às políticas sociais a responsabilidade pela retração econômica e, por conseguinte, propalam a ideia da retrenchment, redução ou interrupção dos gastos públicos e a intensificação das privatizações. Sob tal perspectiva, as políticas e práticas neoliberais favorecem a supremacia do mercado como dogma para a produção de riqueza, alocação de recursos e distribuição de bens de forma eficaz e justa, baseada na meritocracia e no “darwinismo social”. De acordo com os porta-vozes do neoliberalismo “é urgente barrar a vulnerabilidade do mundo político à influência perniciosa das massas pobres, incompetentes, malsucedidas. Em primeiro lugar, reduzindo esse universo político - ou o campo de atividades sobre as quais elas podem influir, desregulamentando, privatizando, emagrecendo o Estado” (Moraes, 2001: p. 32).

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Biografia do Autor

Maria Vieira Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Brasil

Pós-doutorado em Educação. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal. Rio Grande do Norte. Brasil. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia. MG. Brasil.

Alda Maria Duarte Araújo Castro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Brasil

Pós-doutorado em Educação. Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal. Rio Grande do Norte. Brasil.

Kildo Adevair dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Brasil

Doutor em Políticas Públicas da Educação e Profissão Docente. Professor do Centro de Educação Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal. Rio Grande do Norte. Brasil.

Referências

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Publicado

2023-05-18

Como Citar

SILVA, M. V.; CASTRO, A. M. D. A.; SANTOS, K. A. dos. Apresentação - Dossiê: “Estado e Políticas Educacionais na América Latina: configurações atuais”. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 567–574, 2023. DOI: 10.14393/REPOD-v12n2a2023-69396. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/69396. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - ESTADO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA AMÉRICA LATINA: CONFIGURAÇÕES ATUAIS