Formação continuada de Gestores Escolares no Brasil: uma Revisão Sistemática da Literatura sobre Políticas e suas perspectivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v13n1a2024-68698

Palavras-chave:

Educação, Gestão Educacional, Formação continuada

Resumo

O Gestor Escolar contemporâneo atua em um contexto de democratização, inovação e realinhamento global da educação e lhe são constantemente exigidos novos conhecimentos e habilidades, o que requer uma ampla formação. O objetivo deste estudo é analisar trabalhos que discutem sobre a formação continuada do Gestor Escolar, identificando as lacunas na legislação e perspectivas sobre o futuro do tema. Para tanto, realizou-se uma Revisão Sistemática da Literatura, proposta por Kitchenham e Charters (2007), de natureza qualitativa e bibliográfica. Constatou-se que a formação deve ser ampla e diversificada. Verificou-se a necessidade de expansão das ações e políticas de formação, com previsão de grandes avanços no campo das tecnologias digitais e observaram-se lacunas legais relacionadas à temática.

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Biografia do Autor

Soraia Gadelha Carolino, Instituto Universitário de Lisboa - Portugal

Doutoranda em Políticas de Administração e Gestão Escolar. ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. Lisboa, Portugal.

Luís Manuel Antunes Capucha, Instituto Universitário de Lisboa - Portugal

Doutor em Sociologia. ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. Lisboa, Portugal.

Francisco Herbert Lima Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará - Brasil

Doutor em engenharia de teleinformática. UFC - Universidade Federal do Ceará. Ceará, Brasil.

Mateus de Lima Brito, Universidade Federal do Ceará - Brasil

Mestrando em Tecnologia Educacional (PPGTE). UFC - Universidade Federal do Ceará. Ceará, Brasil.

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Publicado

2023-12-31

Como Citar

CAROLINO, S. G.; CAPUCHA, L. M. A.; VASCONCELOS, F. H. L.; BRITO, M. de L. Formação continuada de Gestores Escolares no Brasil: uma Revisão Sistemática da Literatura sobre Políticas e suas perspectivas. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 1–16, 2023. DOI: 10.14393/REPOD-v13n1a2024-68698. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/68698. Acesso em: 21 dez. 2024.

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