Política Nacional do Livro Didático e o PNLD 2021: reflexões a partir das coleções didáticas de Ensino Médio voltadas à grande área de ciências humanas e sociais aplicadas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v12n2a2023-68118

Palavras-chave:

Política Nacional do Livro Didático, Programa Nacional do Livro e do Material Didático, PNLD 2021, Educação de qualidade

Resumo

Este artigo tem por objetivo identificar e interpretar as mudanças no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) e sua relação com a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nas instituições escolares, visando compreender de que forma os livros didáticos do PNLD 2021, voltados à área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHSA), são organizados para serem disponibilizados às escolas do país. Assim, o estudo busca identificar como se constituiu a Política Nacional do Livro Didático e, no atual contexto, posterior à implementação da BNCC e da Reforma do Ensino Médio, como se organizam os materiais didáticos do Programa Nacional do Livro e do Material Didático que compõem o PNLD 2021 voltado ao Ensino Médio. Para tanto, utiliza-se a pesquisa qualitativa sob dois movimentos: um que é constituído através do diálogo com pesquisadores que abordam os temas política do livro didático, educação de qualidade e PNLD 2021; e outro que considera a análise documental de obras do PNLD 2021 da área CHSA, identificando os aspectos que compõem as categorias de análise, embasadas na Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). As coleções analisadas estão em sintonia com as habilidades e as competências da BNCC e servem à efetivação dessa proposta nas salas de aula das escolas brasileiras. No entanto, sua organização não se relaciona diretamente com a proposta curricular do Novo Ensino Médio, ocasionando dificuldades de utilização, no momento de abordar os conteúdos de modo integrado entre as áreas que compõem as CHSA.

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Biografia do Autor

Adriel Arthur de Oliveira Gomes, Universidade Federal do Espírito Santo - Brasil

Estudante de Licenciatura em Ciências Sociais, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com ingresso no segundo período letivo de 2021. Atualmente, participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, Currículo e Processos Pedagógicos Escolares (GEPECPE-UFES), e realiza Estágio de Iniciação Científica na área de ciências humanas, pesquisando Política Nacional do Livro e do Material Didático. Possui interesse nas áreas de Antropologia Cultural, Antropologia das Religiões Afro-Brasileiras, Educação e Políticas de Educação. Vitória-ES, Brasil.

Carina Copatti, Universidade Federal do Espírito Santo - Brasil

Docente do Departamento de Educação, Política e Sociedade (DEPS) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Vitória-ES, Brasil. Licenciada em Geografia e Mestra em Educação, pela Universidade de Passo Fundo (UPF); Doutora em Educação nas Ciências, pela Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI); Pós-Doutora na linha de pesquisa em Políticas educacionais, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó.

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Publicado

2023-05-18

Como Citar

GOMES, A. A. de O.; COPATTI, C. Política Nacional do Livro Didático e o PNLD 2021: reflexões a partir das coleções didáticas de Ensino Médio voltadas à grande área de ciências humanas e sociais aplicadas . Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 928–952, 2023. DOI: 10.14393/REPOD-v12n2a2023-68118. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/68118. Acesso em: 27 dez. 2024.

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