A juventude do campo e a disputa de projetos de escolarização: relações entre capital, trabalho e educação
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v12n1a2023-67552Palavras-chave:
Juventude do campo, Trabalho, Educação, Pedagogia Histórico-Crítica, Escola da TerraResumo
O presente artigo trata da educação do campo, especificamente a escolarização dos jovens, destacando as condições do projeto de escolarização hegemônico nas escolas do campo e, também, o processo de inserção socialmente produtiva da juventude do campo submetida à lógica do capital. Trata de questões vitais acerca das necessidades educacionais da população do campo como: a permanência dos jovens no campo, o currículo escolar e a elevação da capacidade teórica para o enfrentamento das problemáticas do campo. Apontamos as contribuições da pedagogia histórico-crítica a partir da experiência da Ação escola da Terra FACED/UFBA para enfrentar as contradições na escolarização de jovens trabalhadores do campo, reafirmando a necessidade de políticas públicas para assegurar o direito a educação no e do campo.
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