A juventude do campo e a disputa de projetos de escolarização: relações entre capital, trabalho e educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v12n1a2023-67552

Palavras-chave:

Juventude do campo, Trabalho, Educação, Pedagogia Histórico-Crítica, Escola da Terra

Resumo

O presente artigo trata da educação do campo, especificamente a escolarização dos jovens, destacando as condições do projeto de escolarização hegemônico nas escolas do campo e, também, o processo de inserção socialmente produtiva da juventude do campo submetida à lógica do capital. Trata de questões vitais acerca das necessidades educacionais da população do campo como: a permanência dos jovens no campo, o currículo escolar e a elevação da capacidade teórica para o enfrentamento das problemáticas do campo. Apontamos as contribuições da pedagogia histórico-crítica a partir da experiência da Ação escola da Terra FACED/UFBA para enfrentar as contradições na escolarização de jovens trabalhadores do campo, reafirmando a necessidade de políticas públicas para assegurar o direito a educação no e do campo.

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Biografia do Autor

Celi Nelza Zülke Taffarel , Universidade Federal da Bahia / Universidade Federal de Alagoas - Brasil

Pós-doutorado em Educação Física pela Universitat Oldenburg (UOL), em Oldenburg, Alemanha. Professora Dra. Titular Participante Especial da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, Brasil e Professora Visitante da Universidade Federal de Alagoas, Maceió, Alagoas, Brasil.  

Sicleide Gonçalves Queiroz, Universidade Federal da Bahia – Brasil

Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Membra do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia e professora da educação básica na rede municipal de Teofilândia e Barrocas, Bahia, Brasil.

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Publicado

2022-12-02

Como Citar

TAFFAREL , C. N. Z.; QUEIROZ, S. G. A juventude do campo e a disputa de projetos de escolarização: relações entre capital, trabalho e educação. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 363–382, 2022. DOI: 10.14393/REPOD-v12n1a2023-67552. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/67552. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - POLÍTICA PÚBLICA EM CONTEXTO PANDÊMICO EM ESCOLAS RURAIS: O PROGRAMA ESCOLA DA TERRA COMO AFIRMAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO