“Escola da terra” em tempos de negação da escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v12n1a2023-67549

Palavras-chave:

Programa escola da terra, Classes multisseriadas, Fechamento de escolas no campo

Resumo

O texto discute a implementação do programa escola da terra no Estado de São Paulo. Parte do princípio que o Estado possui grande quantidade de escolas no meio rural, funcionando com classes multisseriadas. Escolas que desde o final dos anos 1980 vem sendo fechadas, tanto pelos sucessivos governos do Estado, como pelos governos municipais, representantes das burguesias locais. Discute-se ainda, a importância dos movimentos sociais na luta contra o fechamento das escolas no campo, bem como a luta por transformações na sociedade brasileira, controlada por uma burguesia com ideologias escravocratas que visa manter os trabalhadores longe de uma escola que possa oferecer algum tipo de conhecimento relevante em relação às formas de expropriação pelo capital.

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Biografia do Autor

Luiz Bezerra Neto, Universidade Federal de São Carlos - Brasil

Pós-Doutor pela UFBA, Mestrado e Doutorado em Educação pela UNICAMP, Graduado em Filosofia pela PUCCAMP, Especialista em economia do trabalho e sindicalismo. Professor Titular da UFSCar - São Carlos, São Paulo, Brasil, atuando na Graduação e Pós-graduação. É coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação no Campo – GEPEC. É bolsista produtividade PQ2 – CNPQ.

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Publicado

2022-12-02

Como Citar

BEZERRA NETO, L. “Escola da terra” em tempos de negação da escola. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 313–325, 2022. DOI: 10.14393/REPOD-v12n1a2023-67549. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/67549. Acesso em: 15 jul. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - POLÍTICA PÚBLICA EM CONTEXTO PANDÊMICO EM ESCOLAS RURAIS: O PROGRAMA ESCOLA DA TERRA COMO AFIRMAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO