Programa Escola da Terra: a formação de professores como possibilidade de concretização do direito à educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v12n1a2023-67548

Palavras-chave:

Direito à Educação, Educação no Campo, Formação de Professores

Resumo

Este trabalho, realizado por meio de pesquisa bibliográfica e documental buscou analisar qual a importância do conhecimento do direito à educação do campo na formação continuada dos professores que atuam em escolas rurais da educação básica. Teve como objetivo demonstrar que o direito à educação do campo tem garantias próprias para os educandos da escola do campo e este é um saber necessário ao professor. Para que a educação se consolide e seja efetivamente reconhecida como direito pelos seus titulares é indispensável que o professor da educação básica também reconheça o educando como sujeito de direito, tenha conhecimento das especificidades do direito à educação do campo e seja um mediador nesse processo contínuo de concretização de direitos e, o Programa Escola da Terra oferece essa formação.

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Biografia do Autor

Maria Cláudia Zaratini Maia , Faculdades Integradas de Bauru - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos-SP, Professora do Curso de Direito das Faculdades Integradas de Bauru – SP, Brasil.

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Publicado

2022-12-02

Como Citar

MAIA , M. C. Z. Programa Escola da Terra: a formação de professores como possibilidade de concretização do direito à educação. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 298–312, 2022. DOI: 10.14393/REPOD-v12n1a2023-67548. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/67548. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - POLÍTICA PÚBLICA EM CONTEXTO PANDÊMICO EM ESCOLAS RURAIS: O PROGRAMA ESCOLA DA TERRA COMO AFIRMAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO