Notas sobre uma pesquisa cooperativa com professores de comunidades campesinas, quilombolas e indígenas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v12n1a2023-67545

Palavras-chave:

Formação continuada de professores, Pesquisa em sala de aula, Comunidade de prática

Resumo

O presente ensaio discute os dois eixos centrais de investigação desenvolvida no âmbito do curso Escola da Terra, em uma universidade federal, localizada no estado do Rio Grande do Sul. O primeiro eixo é sustentado em Nóvoa e Niza, e envolve a formação de um grupo interdisciplinar, assumindo a lógica inerente ao estabelecimento e consolidação de uma comunidade de prática. O segundo é sustentado teoricamente em Piaget, e envolve pesquisa em sala de aula. Por meio da articulação desses eixos, defendemos a possibilidade de construirmos modelos alternativos de processos de formação continuada de professores, o que pode dar visibilidade e fortalecer as especificidades da cultura profissional dos professores, e consequentemente potencializar seus processos formativos.

Biografia do Autor

  • Darli Collares, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Brasil

    Doutora em Educação. Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

  • Luís Henrique Sommer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Brasil

    [1]Doutor em Educação. Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS, Brasil.

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Publicado

2022-12-02

Edição

Seção

DOSSIÊ - POLÍTICA PÚBLICA EM CONTEXTO PANDÊMICO EM ESCOLAS RURAIS: O PROGRAMA ESCOLA DA TERRA COMO AFIRMAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO

Como Citar

Notas sobre uma pesquisa cooperativa com professores de comunidades campesinas, quilombolas e indígenas. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 257–272, 2022. DOI: 10.14393/REPOD-v12n1a2023-67545. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/67545. Acesso em: 31 mar. 2025.