Escola da Terra no contexto da Amazônia Amapaense: entre tempos, espaços e saberes amazônicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v12n1a2023-67543

Palavras-chave:

Escola do Campo. Escola da Terra, Multissérie, Formação de professores, Amazônia Amapaense

Resumo

O presente artigo é resultado de estudo sobre o Programa Escola da Terra na Amazônia Amapaense, enquanto política de formação continuada de educadores/educadoras de escolas do campo com classes multisseriadas e escolas quilombolas. A formação continuada intitulada “Escola da Terra, das Águas e das Florestas”, foi coordenada pela Universidade Federal do Amapá, em parceria com a secretaria estadual, secretarias municipais de educação e Ministério da Educação (MEC) e envolveu gestores municipais, diretores de escola, tutores, formadores e professores dos diferentes territórios do Amapá. No diálogo com esses atores, evidenciamos os desafios e os caminhos percorridos para a implementação, gestão colegiada e organização metodológica do Escola da Terra.

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Biografia do Autor

Pedro Clei Sanches Macedo , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Brasil

Doutor em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Técnico em Assuntos Educacionais do Instituto Federal do Amapá, Macapá, Amapá, Brasil.

Ramofly Bicalho , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Brasil

Pós-Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense; Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professor Associado II no Departamento de Educação do Campo, Movimentos Sociais e Diversidade na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Integra o quadro docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola (PPGEA/UFRRJ) e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc/UFRRJ). Seropédica, Rio de Janeiro, Brasil.

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Publicado

2022-12-02

Como Citar

MACEDO , P. C. S.; BICALHO , R. Escola da Terra no contexto da Amazônia Amapaense: entre tempos, espaços e saberes amazônicos. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 220–239, 2022. DOI: 10.14393/REPOD-v12n1a2023-67543. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/67543. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - POLÍTICA PÚBLICA EM CONTEXTO PANDÊMICO EM ESCOLAS RURAIS: O PROGRAMA ESCOLA DA TERRA COMO AFIRMAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO