A Educação do Campo e o estudo da realidade: o processo de formação continuada de educadores no programa Escola da Terra - Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v12n1a2023-67538

Palavras-chave:

Educação do Campo, Escola do campo, Interdisciplinaridade, Formação continuada de educadores

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão sobre a necessidade e a importância de se considerar a realidade (i)material da escola e da comunidade no trabalho pedagógico. O texto toma como base para a análise, as práticas, as experiências e as aprendizagens produzidas no programa Escola da Terra, no estado do Paraná, entre os anos de 2015 e 2021. O Programa, ao longo de suas quatro edições, desenvolveu um conjunto de ações com o objetivo de fortalecer a educação e a escola do campo como espaços de luta, resistência e de valorização dos diferentes tipos de conhecimento, sem desconsiderar a tarefa básica de socialização do conhecimento científico. A práxis desenvolvida permitiu tornar os/as sujeitos/as do campo e indígenas e os seus territórios como elementos estruturantes do fazer pedagógico. Diante do exposto, afirmamos a necessidade da política pública de formação continuada para a qualificação da educação básica e a construção de um projeto educativo onde o campo seja considerado como um território de vida.

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Biografia do Autor

Ana Cristina Hammel, Universidade Federal da Fronteira Sul - Brasil

Doutora em História. Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Laranjeiras do Sul, Paraná, Brasil.

Roberto Antônio Finatto, Universidade Federal da Fronteira Sul - Brasil

Doutor em Geografia. Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Laranjeiras do Sul, Paraná, Brasil.

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Publicado

2022-12-02

Como Citar

HAMMEL, A. C.; FINATTO, R. A. A Educação do Campo e o estudo da realidade: o processo de formação continuada de educadores no programa Escola da Terra - Paraná . Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 157–173, 2022. DOI: 10.14393/REPOD-v12n1a2023-67538. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/67538. Acesso em: 30 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - POLÍTICA PÚBLICA EM CONTEXTO PANDÊMICO EM ESCOLAS RURAIS: O PROGRAMA ESCOLA DA TERRA COMO AFIRMAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO