A Educação do Campo e o estudo da realidade: o processo de formação continuada de educadores no programa Escola da Terra - Paraná
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v12n1a2023-67538Palavras-chave:
Educação do Campo, Escola do campo, Interdisciplinaridade, Formação continuada de educadoresResumo
Este artigo apresenta uma reflexão sobre a necessidade e a importância de se considerar a realidade (i)material da escola e da comunidade no trabalho pedagógico. O texto toma como base para a análise, as práticas, as experiências e as aprendizagens produzidas no programa Escola da Terra, no estado do Paraná, entre os anos de 2015 e 2021. O Programa, ao longo de suas quatro edições, desenvolveu um conjunto de ações com o objetivo de fortalecer a educação e a escola do campo como espaços de luta, resistência e de valorização dos diferentes tipos de conhecimento, sem desconsiderar a tarefa básica de socialização do conhecimento científico. A práxis desenvolvida permitiu tornar os/as sujeitos/as do campo e indígenas e os seus territórios como elementos estruturantes do fazer pedagógico. Diante do exposto, afirmamos a necessidade da política pública de formação continuada para a qualificação da educação básica e a construção de um projeto educativo onde o campo seja considerado como um território de vida.
Downloads
Métricas
Referências
ARROYO, M. G. A escola e o movimento social: relativizando a escola. Revista da ANDE, São Paulo, n. 12, 1989.
BONMANN, P. A. Realidades das Escolas do Campo: um olhar Crítico sobre espaços físicos, descasos, construção de políticas públicas e proposta pedagógica. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – UNIJUI. 2015. Disponível em: https://bibliodigital.unijui.edu.br:8443/xmlui/bitstream/handle/123456789/3624/patricia%20bonmann%20tcc.pdf?sequence=1&isallowed=y. Acesso em: 05 de ago. 2022.
BONAMIGO, C. A. Possibilidades de interlocução entre educação do campo e desenvolvimento regional. In: ANPED SUL, Florianópolis, 2014. Anais... Disponível em: http://xanpedsul.faed.udesc.br/arq_pdf/118-1.pdf. Acesso em: 02 ago. 2022.
BORSATTO, M.; FINATTO, R. A. Caracterização das escolas multisseriadas do Paraná. In: HAMMEL, A. C.; FERREIRA, E. M.; GEHRKE, M.; FINATTO, R. A. (Orgs.). Escolas multisseriadas do Paraná: um estudo a partir do Programa Escola da Terra. Curitiba: CRV. 2021. p. 61-74. Acesso em: 20 de maio de 2022. DOI: https://doi.org/10.24824/978655578879.2.
BRASIL, Portaria MEC nº 579, DE 2 DE JULHO DE 2013. Institui a Escola da Terra. GABINETE DO MINISTRO. DOU de 03/07/2013 (nº 126, Seção 1, pág. 11). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13476-port-579-472013&category_slug=junho-2013-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 02 ago. 2022.
BRASIL. Programa Escola Ativa: Aspectos Legais. Brasília, DF: Ministério da Educação, FNDE, Secretaria de Educação Continuada, 2008.
CALDART, R. S.; HADICH, C.; TARDIN, J. M.; DAROS, D.; SAPELLI, M. L.; FREITAS, L. C.; KOLLING, E. J.; CERIOLI, P. R.; SILVA, N.; MARTINS, A. Inventário da realidade: guia metodológico para uso nas escolas do campo. 2016. Veranópolis, Rio Grande do Sul. [não publicado].
CALDART, R. S. A Agroecologia na Formação de Educadores. 2022. [não publicado].
CHRISTOFFOLI, P. I.; HAMMEL, A. C.; CAMPOS, A. S. M.; NATACHA, E. J. Guia da Cooperação na Escola. Laranjeiras do Sul: Ceagro. 2020.
CHRISTOFFOLI, P. I.; CAMPOS, A. S. M. Os programas desenvolvidos nas escolas multisseriadas do campo. In: HAMMEL, A. C.; FERREIRA, E. M.; GEHRKE, M.; FINATTO, R. A. (Orgs.). Escolas multisseriadas do Paraná: um estudo a partir do Programa Escola da Terra. Curitiba: CRV. 2021. p. 61-74. Acesso em: 02 ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.24824/978655578879.2.
COLLARES, D.; XAVIER, N. R. V.; ALBUQUERQUE, P. P. Escola da Terra: a formação docente como espaço reflexivo na interdependência entre extensão, ensino e pesquisa. 2018. Disponível em: https://ebooks.pucrs.br/edipucrs/acessolivre/anais/cidu/assets/edicoes/2018/arquivos/213.pdf. Acesso em: 31 de jul. 2022.
FERNANDES, B. M. Entrando nos territórios do território. In: PAULINO, E. T.; FABRINI, J. E. (Orgs.). Campesinato e territórios em disputa. São Paulo: Expressão Popular, 2008, p. 273-301.
FREIRE, P. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
FRIGOTTO, G. Projeto Societário contra-hegemônico e educação do campo: desafios de conteúdo, método e forma. In: MUNARIM, A. et al. (Org.). Educação do campo: reflexões e perspectivas. Florianópolis: Insular, 2010.
HAMMEL, A. C.; GEHRKE, M. Programa Escola da Terra no Paraná: uma referência na política de formação continuada de professores no Paraná. Revista Brasileira de Educação do Campo. Tocantinópolis, v.7, p.01-21, 2022. Acesso em: 02 ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13810.
HAMMEL, A.; GEHRKE, M.; VERDÉRIO, A. (Orgs.). Formação Continuada de educadores das escolas multisseriadas e escolas itinerantes do Paraná: a experiência do programa Escola da Terra. Tubarão/SC: Copiart, 2016.
HAMMEL, A. C.; CAMPOS, A.; XAVIER, L.; JANATA, N. E.; CHRISTOFFOLI, P.; GADELHA, R.; LOPES, T. (Orgs.). Agroecologia - Guia metodológico para educadores(as) das escolas do campo. Tubarão/SC: Copiart, 2019.
HURKO, M. C. L.; DARÉ, M. L. B.; ARRUDA, R. P. A Escola da Terra em Cândido de Abreu. In: HAMMEL, A; GEHRKE, M. VERDÉRIO, A. (Orgs.). Formação Continuada de educadores das escolas multisseriadas e escolas itinerantes do Paraná: a experiência do programa Escola da Terra. Tubarão/SC: Copiart, 2016, p. 279- 304.
MEDEIROS, R. M. Território, espaço de Identidade. In: SAQUET, M. A.; SPOSITO, E. S. (Orgs.). Territórios e territorialidades: teorias, processos e conflitos. São Paulo: Expressão Popular, 2009. p. 217-228.
PADILHA, A. M et al. A Escola da Terra nos acampamentos do MST: vivências, propostas e desafios no contexto das escolas itinerantes do Paraná. In: HAMMEL, A; GEHRKE, M. VERDÉRIO, A. (Orgs.). Formação Continuada de educadores das escolas multisseriadas e escolas itinerantes do Paraná: a experiência do programa Escola da Terra. Tubarão/SC: Copiart, 2016, p. 235-279.
RIBEIRO, A. et al. Inventário da Realidade: orientações e práticas pedagógicas. In: FARIAS, M. I.; FINATTO, R. A.; LEITE, V. J. (Orgs.). Inventário da Realidade e Cartografia Social: possibilidades metodológicas nas escolas do campo. Guarapuava: Apprehendere. 2022, p. 12-84. Acesso em: 02 ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.55820/978.65.88217.46.7.
ROSSI, R.; VARGAS, I. A. Ideologia e Educação: Para a Crítica do Programa Agrinho. Revista NERA. Presidente Prudente, ano 20, nº.40, p. 206-224, 2017. Acesso em: 02 ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.47946/rnera.v0i40.4919.
SOUZA, M. A. Educação e movimentos sociais do campo: a produção do conhecimento no período de 1987 a 2007. Curitiba: UFPR, 2010.
VERDÉRIO, A.; LEITE, V. J.; CAMPOS, J. C. Enlaces de memórias produzidos e sustentadores do Programa Escola da Terra Paraná. In: VERDÉRIO, A.; HAMMEl, A. C.; GEHRKE, M. (Orgs.). Formação continuada de professores das escolas multisseriadas e escolas itinerantes do Paraná. Tubarão/SC: Copiart, 2018. p. 53-82.
VERDÉRIO, A. A pesquisa em processos formativos de professores do campo: a Licenciatura em Educação do Campo na UNIOESTE (2010 - 2014). 2018. 362 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Educação e Políticas em Debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.