O Programa Escola da Terra em tempos de pandemia de Covid-19: experiências de formação contínua em Presidente Figueiredo/AM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v12n1a2023-67536

Palavras-chave:

Escola da terra. Educação do Campo, Formação contínua de professores/as, Escola do Campo, Pandemia de Covid-19

Resumo

Este artigo é resultado das atividades formativas e investigativas da Universidade Federal do Amazonas no âmbito do Programa Escola da Terra, desenvolvido em convênio com MEC/FNDE/SEMESP, referente à edição 2020/2021, durante a pandemia de Covid-19 no Estado do Amazonas. Neste estudo objetivamos socializar as experiências de formação contínua de professores/as do campo no município Presidente Figueiredo/AM, durante o curso de aperfeiçoamento em “Educação do Campo: práticas pedagógicas”. O estudo fundamenta-se nos pressupostos metodológicos da pesquisa qualitativa desenvolvida com apoio da pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Os resultados alcançados apontam que a formação contínua do programa Escola da Terra durante o curso aperfeiçoamento em Presidente Figueiredo promovida pela UFAM, permitiu um novo aprendizado os professores/as das escolas do campo, contribuindo diretamente com as práticas pedagógicas, o planejamento curricular embasado na pesquisa e interdisciplinaridade; a partir da valorização das experiências, da realidade e saberes dos sujeitos históricos dos territórios camponeses.

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Biografia do Autor

Érica de Souza e Souza, Universidade Federal do Amazonas - Brasil

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal, Manaus, Amazonas, Brasil.

Gabriel Rodrigues do Nascimento, Universidade Federal do Amazonas - Brasil

Mestre em Ensino de Ciências pela Amazônia na Universidade do Estado do Amazonas, sendo bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM). Atualmente é doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal e Tutor Educacional na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) na Secretaria Municipal de Educação de Manaus (SEMED) onde trabalha com a formação contínua de professores, Manaus, Amazonas, Brasil.

Heloisa da Silva Borges, Universidade Federal do Amazonas - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Amazonas. Professora do Departamento de Administração e Planejamento e Coordenadora Institucional do PARFOR-UFAM, Manaus, Amazonas, Brasil.

Cláudio Gomes da Victória, Universidade Federal do Amazonas - Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é diretor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas. Manaus, Amazonas, Brasil.

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Publicado

2022-12-02

Como Citar

SOUZA E SOUZA, Érica de; NASCIMENTO, G. R. do; BORGES, H. da S.; VICTÓRIA, C. G. da. O Programa Escola da Terra em tempos de pandemia de Covid-19: experiências de formação contínua em Presidente Figueiredo/AM. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 115–134, 2022. DOI: 10.14393/REPOD-v12n1a2023-67536. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/67536. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - POLÍTICA PÚBLICA EM CONTEXTO PANDÊMICO EM ESCOLAS RURAIS: O PROGRAMA ESCOLA DA TERRA COMO AFIRMAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO